segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prémio Cidade de Ourense para José Luiz Tavares

O poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares é o vencedor da XVI edição do Prémio de Poesia Cidade de Ourense, pela sua obra As Irrevogáveis Trevas de Baldick Lizandro.
Destinada a originais em galego e português, a distinção hoje anunciada tem o valor de 6 mil euros e garante a publicação do livro pela editora Espiral Maior.
A obra premiada foi escolhida de entre os 40 originais recebidos e é descrita pelo júri como «um discurso bem construído em poemas longos com uma linguagem cuidada, onde se combina o classicismo com imagens inovadoras cheias de riscos eficazmente resolvidos».
Sob a presidência de Isabel Pérez, responsável pela cultura da alcaiadaría de Ourense, do júri fizeram
também parte o poeta português António Manuel Pires Cabral, em representação do Grémio Literário Vilarealense, Teresa Devesa, professora de Língua e Literatura Portuguesa, Román Rana, vencedor da anterior edição do Prémio e Miguelanxo Fernán Vello, editor da Espiral Maior.

José Luiz Tavares nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Estudou Literatura e Filosofia. Estreou-se em 2004 com Paraíso Apagado por um Trovão e o seu mais recente livro, editado
já este ano, é Cidade do Mais Antigo Nome, em parceria com o fotógrafo Duarte Belo.

Sem comentários: