segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ai que prazer... passear por Lisboa com Fernando Pessoa!

De 17 a 20 de Junho será possível passear com Fernando Pessoa em vários locais de Lisboa como o Chiado, o Rossio, a Avenida da Liberdade, o Saldanha e o Jardim de S. Pedro de Alcântara. Trata-se de um espectáculo concebido por André Murraças, construído a partir do texto homónimo de Fernando Pessoa, em que o poeta se passeia com as pessoas por Lisboa – a Lisboa que o turista deve ver, confrontando o passado e o presente da cidade.
Durante os quatro dias do espectáculo/percurso, das 10H00 às 19H00, os actores (Alexandra Sargento, André Patrício, César Ribeiro, Dina Santos, Estevão Antunes, Hugo Amaro, Joana Barrios e Ricardo Neves-Neves) interagem com o público, confrontando-o com a descrição original do texto de Pessoa “Lisboa: O que o turista deve ver” e as imagens actuais da cidade, desvendando também o seu lado desconhecido.
Serão disponibilizados leitores de CD com excertos do texto (em português e inglês) referentes a cada local.

Ficha artística:
Conceito, Dramaturgia, Espaço Cénico e Concepção Sonora: André Murraças
A partir de Lisboa: O Que o Turista Deve Ver / What the Tourist Should See, de Fernando Pessoa
Tradução Maria Amélia Santos Gomes/Livros Horizonte
Vozes: Pedro Ramos e André Murraças
Com: Alexandra Sargento, André Patrício, César Ribeiro, Dina Santos, Estevão Antunes, Hugo Amaro, Joana Barrios e Ricardo Neves-Neves
Design Gráfico: João Biscaia
Produção Executiva: João Lemos e Tânia Afonso
Comunicação: Raquel Prata de Oliveira
Produção Grupo Cassefaz
Espectáculo integrado na Programação Outras Cenas das Festas de Lisboa 2010


“Lisboa: O que o turista deve ver” é um texto inédito de Fernando Pessoa (provavelmente datado de 1925) que, ao contrário da maior parte dos seus inéditos, estava completo, dactilografado e pronto a ser publicado. É um guia de Lisboa, escrito em Inglês, propositadamente turístico, que percorre todo o património importante da cidade (arquitectónico, artístico, intelectual e de lazer).

Sem comentários: