quarta-feira, 21 de março de 2007

Algumas sugestões para hoje, Dia Mundial da Poesia

BRAGANÇA – Sarau de Poesia
Em Bragança a data é pretexto para a realização do IV Sarau de Poesia, em organização conjunta com a Câmara Municipal e com a colaboração das escolas Abade de Baçal, Ballet de Bragança, Conservatório de Música de Bragança, Emídio Garcia, Miguel Torga, Superior de Educação e Universidade Sénior e alguns poetas convidados que declamam poemas de outros autores e da sua autoria.
Pelas 21.30h, no Centro Cultural Paulo Quintela

CASTRO VERDE – Andante à Volta da Língua
Um espectáculo de teatro sobre a poesia portuguesa. Partindo de textos exclusivamente de autores de língua portuguesa, este espectáculo dá uma leitura diferente a esses textos. Mostra-os na sua forma, no seu conteúdo, na sua sonoridade. Evidenciar a língua portuguesa como língua viva: como os autores contemporâneos foram buscar as suas referências formais e de conteúdo a autores mais antigos e como partindo dessas referências a língua se desenvolveu e continua em transformação. Tenta a Andante mostrar como a reinvenção da língua é um acontecimento quotidiano, não só em Portugal, mas também em outros países onde se fala o português.
Pela Associação Artística Andante, hoje, na Biblioteca Municipal de Castro Verde, às 21H30.

FARO – Recital de Poesia
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, realiza-se na Biblioteca Municipal de Faro, o recital “As Minhas Ofélias: vozes e olhares no feminino”, pelo grupo Experiment’ Arte.
O recital acontece às 21:30 horas e destina-se ao público em geral. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Faro e da Biblioteca Municipal de Faro.

LAGOS – Tributo a Miguel Torga
“Raízes à Solta”
Na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, às 21H30.
Organização: C. M. Lagos
“Como hei-de saber o que desejo
Se tudo o que tenho não me apetece!”
Miguel Torga e o seu mundo de palavras áridas e insatisfeitas. Miguel e os seus contemporâneos.
O TEL associa-se uma vez mais à Biblioteca Municipal para assinalar a passagem do Dia Mundial da Poesia, este ano com um tributo a Miguel Torga.

LISBOA – Poesia no Frágil
Serão de poesia na discoteca Frágil, que celebra este ano o seu 25.º aniversário, a partir das 23H00.
Graciano Dias lerá poemas de Herberto Helder, Paulo Abelho & João Eleutério farão a música e o concerto da noite está reservado às Danças Ocultas.

LISBOA - Dia Mundial da Poesia na Casa Fernando Pessoa
A partir das 10h00, Feira do Livro de Poesia, com descontos excepcionais. No jardim, até à 00h00.
A partir das 18h30 até às 21h00, música no auditório e jardim com o Wishful Thinking (jazz).
Às 21h30, poetas lêem poetas. Com Maria do Rosário Pedreira, Pedro Mexia, José Luís Tavares, Pedro Sena-Lino, Eduardo Pitta, Fernando Pinto do Amaral e Ana Marques Gastão.
Depois, Um Redondo Vocábulo por João Afonso e João Lucas – música e poesia de José Afonso.
Pela noite fora, há música, poesia, todos os pisos da Casa Fernando Pessoa estão abertos ao público (incluindo a Biblioteca), há uma exposição de fotografia de Jordi Burch e haverá uma ceia tardia.
Rua Coelho da Rocha, 16 - Campo de Ourique

LISBOA – Poesia na Hemeroteca Municipal
Declamações de Poemas e Canto
R. de S. Pedro de Alcântara, 3,
1250-237 Lisboa

LOULÉ – Comemorações do Dia Mundial da Poesia
Pelas 21:30 horas, na Biblioteca Municipal de Loulé, um recital de poesia por Afonso Dias com o tema “Poetas da Lusofonia – A língua Portuguesa, viajante das sete partidas”.
Afonso Dias recitará 50 poemas de 50 poetas, de oito países que falam português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. Não vão faltar nomes como os de Agostinho Neto, Vinicius de Moraes, Corsino Fortes, Vasco Cabral, José Craveirinha, Camões, Olinda Beja, Xanana Gusmão entre outros.
Afonso Dias é músico, autor de canções e actor. Tem colaborado nos últimos anos com a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve. Encontra-se a gravar a colecção de poesia em CD, Selecta, que prevê a edição de 23 volumes referentes aos poetas mais representativos da lusofonia.
Estará ainda patente, de 19 a 31 de Março, uma mostra bibliográfica de Poesia Lusófona, que pretende dar a conhecer a bibliografia existente na Biblioteca acerca dos oito países lusófonos.

MATOSINHOS– Concerto pelos Wordsong
Os Wordsong vão celebrar o dia mundial da poesia com um concerto em Matosinhos.
O concerto decorre na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, tem início pelas 21h30 e a entrada é livre.

ODIVELAS - Recital de Poesia
“PASSOS POÉTICOS” - Espaço Poético 07
Na Biblioteca Municipal D. Dinis – Centro Cultural Malaposta, às 21h30.
No Café Teatro
Entrada Livre

PORTIMÃO – Recitais de Poesia
15h00: Recital de Poesia com Sandro Junqueira e Luís Conceição
Local: Zona Ribeirinha de Portimão
21h30: Recital de Poesia “ …entre nós e as palavras…” por Sandro Junqueira e Luís Conceição
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal
Durante todo o dia haverá poesia itinerante declamada por jovens.

PORTO - “Poesia de boca em boca”
10H30, 15H00 e 19H00
Apresentação de um vídeo no âmbito da comemoração do dia mundial da poesia.
Este projecto junta os participantes de «A Nossa Casa é um Teatro» a alguns artistas e não artistas. Juntos constroem um diálogo assente na leitura de poemas. Momentos de troca, onde a poesia anda de boca em boca e quer continuar…
No Teatro do Campo Alegre
Rua das Estrelas - 4150-762 Porto

SANTARÉM – Espectáculos de Poesia
“O Humor na Poesia Portuguesa” pelo grupo “A Phala” e “A Poesia que o corpo tem...” são dois espectáculos que vão estar em cena, hoje, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
10h00: Sala de espectáculos – “O Humor na Poesia Portuguesa” pelo Grupo A Phala – integrado no projecto "A Escola vai ao Teatro"
21h30: Bar do Teatro – “A Poesia que o corpo tem...” – Poetas do humor (e doutros) ditos por Scalabitanos - integrado no projecto Tertuli'Arte.
Todos vão poder participar e recitar um poema, ou simplesmente falar de poesia, serão também disponibilizados livros de poesia.

SANTO TIRSO - “A Poesia está na rua”
Este ano, o tema de «A Poesia está na Rua» é «A Fé na Poesia», sendo o homenageado José Tolentino de Mendonça, teólogo, poeta, dramaturgo, ensaísta e padre.
A quarta edição de «A Poesia está na Rua» culmina hoje, dia 21, com as já tradicionais «24 horas de poesia», este ano marcadas pelo «Roteiro dos Conventos».
Nesta iniciativa, os mosteiros abrirão as suas portas para acolher todos os interessados em ouvir, através da poesia ou de outras formas de expressão escrita, o testemunho público da experiência vivida pelos poetas no silêncio conventual.
«A Poesia está na Rua» é promovida anualmente pela Câmara de Santo Tirso com o objectivo de «dar expressão festiva à poesia, trazendo-a para o espaço público - a rua, os cafés, jardins, bares, discotecas, escolas, farmácias e outras lojas de comércio».
O programa de «A poesia está na rua» compreende recitais de poesia e música em locais públicos, lançamentos de livros, encontros e debates.

S. DOMINGOS DE RANA – Recital de Poesia
Sessão dedicada à poesia de Eugénio de Andrade, no âmbito de um ciclo que tem vindo a animar a biblioteca de S. Domingos de Rana desde Setembro de 2005. Pelas 22h00.
"Eu, génio das mãos e dos frutos"
Grupo dinamizador: Jorge Castro, Lídia Castro, Rui Farinha e Cristina Vieira

S. JOÃO DA MADEIRA - “Poesia à Mesa”
A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinala o Dia Mundial da Poesia com a campanha «Poesia à Mesa».
Nos cafés da zona pedonal da cidade serve-se o «Chá das Cinco», com declamações baseadas no livro de Ana Hatherly; na Praça Luís Ribeiro os livros de poesia estarão disponíveis para consulta e venda porque «A biblioteca vai à Praça»; nos cafés e quiosques das zonas industriais do concelho, quem aprecia surpresas encontrará potes de rifas em que umas guardam poemas e outras oferecem livros; e pelo centro da cidade haverá um estendal de corda, a secar papel com versos já consagrados e também folhas brancas para os transeuntes escreverem os poemas de sua autoria.
Durante o dia, os estudantes de S. João da Madeira vão afixar poemas nas árvores da cidade; às 21.15 inaugura-se na biblioteca a exposição «Orfeu e Eurídice», com desenhos de Graça Morais inspirados em poemas de Sophia de Mello Breyner; e às 21.45 convidados ainda por definir revelam nos Paços da Cultura os textos que seleccionaram para a colecção «Poemas da minha vida», distribuída com o jornal Público.

VALE DE CAMBRA - "A Música também se diz"
A Câmara Municipal de Vale de Cambra celebra o Dia Mundial da Poesia, com "A Música também se diz", uma tertúlia poética pelos alunos da Escola Secundária de Vale de Cambra e da Academia de Vale de Cambra.
"A Música Também se Diz" decorrerá, a partir das 20h30m, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra e é aberta a toda a comunidade.

RÁDIO:
- “Os Meus Livros” na Miróbriga, às 11H25 e às 17H45.
- “Biblioteca Virtual” na Rádio Europa, às 11H30 e 15H15.
- “Pessoal e Transmissível” na TSF, às 19H15.
- “Um Certo Olhar” na Antena 2. Entre as 12H00 e as 13H00.
- “Última Edição” na Antena 2, às 20H00.
- “À Volta dos Livros” na Antena 1,às 16H40.
- "Palavras de Ouro" no audioblogue Estúdio Raposa.

TELEVISÃO:
- “Páginas Soltas” na SIC Notícias, às 15H00.

Sem comentários: