sábado, 12 de junho de 2010

Festival de Almada destaca a Poesia


Pela primeira vez nas suas carreiras, as actrizes Carmen Dolores, Eunice Muñoz e Maria Barroso actuarão juntas em palco a dizer Poesia. Será no dia 10 de Julho, na Sala Principal do Teatro Municipal de Almada. Este espectáculo está integrado na programação do 27º Festival de Almada, que este ano homenageia Maria Barroso, e na qual a Poesia e os poetas terão uma presença especial. Entre 4 e 18 de Julho, entre as 30 produções, com 86 apresentações, espalhadas por 16 espaços de Almada, Lisboa e Porto, haverá oportunidade para escutar as palavras de Fernando Pessoa, Camões, Constantin Cavafy, Marguerite Yourcenar ou Boris Vian, a par de dramaturgos como Shakespeare ou Ibsen.
Outro momento alto será a leitura integral das 10 canções de Luís de Camões, que Luís Miguel Cintra fará pela primeira vez ao vivo.
A cabeça de cartaz deste que é considerado o terceiro melhor festival de teatro da Europa, será a actriz inglesa Charlotte Rampling, que, em conjunto com o actor grego Polydoros Vogiatzis, vai dar voz a um diálogo imaginário entre a escritora Marguerite Yourcenar e o poeta Constantin Cavafy.
Também Rilke e Edith Sitwell serão evocados, num dos momentos musicais, no qual Luís Madureira, Teresa Gafeira (recitantes) e João Paulo Santos (piano), interpretarão peças baseadas em poemas daqueles dois autores.
A propósito do particular destaque dado, este ano, à Poesia, Joaquim Benite, director do Festival, lembrou que «o texto é sempre o que prevalece, e o texto poético, pela sua complexidade, permite criar uma linguagem cénica inovadora e estabelece uma relação especial com o público».

(Ver mais na página oficial do Festival de Almada)

Sem comentários: