segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tributo a Sebastião Alba no Porto

Nos 10 anos da morte de Sebastião Alba e no 70º aniversário do seu nascimento, o Sindicato do Credo – colectivo multidisciplinar de performance artística – vai apresentar, no Labirintho, entre os dias 27 de Fevereiro e 18 de Março, um conjunto de actividades destinadas a homenagear o autor de “Noite dividida”.
A celebração consiste numa exposição de fotografias e manuscritos originais do poeta e na instalação multimédia “Ando do avesso do quotidiano” (da autoria do artista plástico Paulo Moreira). No local vai estar ainda disponível uma venda de livros do autor e será ainda possível, em ocasiões pontuais, assistir a conversas com especialistas na obra de Sebastião Alba.
O ponto alto de “Alba Só” são as performances homóninas, a realizar em quatro datas distintas (10, 11, 17 e 18 de Março). Com uma duração aproximada de 45 minutos, o espectáculo não só evoca alguns dos escritos mais emblemáticos de Sebastião Alba, como faz múltiplas referências às suas circunstâncias de vida, nomeadamente à sua singular e destemida opção pela errância.
Não se trata de um recital de poesia convencional. Aliás, tratando-se de um poeta insubmisso e incondicionalmente livre como Alba, a performance procura transmitir a sua visão do Mundo, assente numa individualidade extrema e numa intensa comunhão com a Natureza.
Além das indispensáveis palavras, extraídas dos seus livros de poesia e dos inseparáveis diários, “Alba Só” será abundante em sons. A música clássica, de Brahms a Mozart, que tanto prezava, não deixará de estar presente, mas, porque a própria mundividência do autor a isso obriga, haverá referências a outros géneros, graças à participação de um contrabaixista e de um disc-jockey.

Sindicato do Credo
Vozes: Paulo Moreira e Pedro Piaf; Contrabaixo: Sérgio Borges; DJ: Nel Colaça
Selecção e pesquisa: Sérgio Almeida
Concepção: Paulo Moreira/Pedro Piaf/Sérgio Almeida

Labirintho: Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 334 – Porto

1 comentário:

humano disse...

Deixo a sugestão de se publicitarem os prémios literários e respectivos parâmetros que se considerarem revelantes no sentido da descoberta de novos valores.