domingo, 21 de fevereiro de 2010

Prémio de Poesia Manuel Alegre para Daniel Gonçalves

O poeta Daniel Gonçalves venceu o prémio de Poesia Manuel Alegre (atribuído pelo IPL), no valor de 7.500 euros, com a obra “Um coração simples”.
Daniel Gonçalves nasceu na Suíça e reside em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores). É licenciado em Ensino de Português pela Universidade do Minho. Participou nas revistas literárias “Neo” e “Saudade” e editou já várias antologias de poesia como “A respiração dos gestos” Difel (2000), “Um lugar onde supor o silêncio” Labirinto (2004), "Afecto das palavras" Labirinto (2004) e "Dez anos de solidão" Labirinto (2007).
Participou ainda nas antologias, “Isto é Poesia” (Labirinto, 2004), “afectos 1” (Labirinto 2006) e "Os Dias do Amor" (Ministério dos Livros, 2009). Como coordenador reuniu em três volumes uma recolha do património literário de Santa Maria, Açores, intitulado “A memória é uma pedra que arde por dentro”.
Foi galardoado com vários prémios, como o Primeiro Prémio de Poesia do Concurso Internacional de Poesia do Centro Internazionale Amici Scuola (CIAS), promovido pela UNESCO, Itália, em 1993; o Prémio de Revelação de Poesia em 1997, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e o Prémio Cesário Verde em 2003.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não entendo como criadores vão plagiar os títulos doutrém.

"Um Coração Simples" é obra de Flaubert.


xx