sábado, 7 de novembro de 2009

Outras sugestões para os próximos dias


11 de Novembro (quarta-feira):

LISBOA – Instituto Cervantes
Dia 11 de Novembro, pelas 18H30, no Instituto Cervantes de Lisboa (Rua de Santa Marta, 43-F):
MESA REDONDA sob o título POEMAS CRUZADOS a propósito da apresentação de dois livros de poesia bilingues:
EN LA VIA DEL MAESTRO de CASIMIRO DE BRITO (tradução espanhola de Montserrat Gibert, editado pela OLIFANTE), que será apresentado pelo poeta espanhol ÁNGEL GUINDA.
TEORIAS DEL ORDEN de JOSÉ MARIA CUMBREÑO editado pelas EDIÇÕES SEMPRE-EM-PÉ. A apresentação será feita por Ruy Ventura, que traduziu para português o original castelhano.
Estarão também presentes os autores Casimiro de Brito e José Maria Cumbreño.
A sessão é organizada pelas Edições Sempre-em-Pé e pelo Instituto Cervantes de Lisboa.

..............................................................

12 de Novembro (quinta-feira):

LISBOA – Casa Fernando Pessoa
No dia 12 de Novembro vai ter lugar na Casa Fernando Pessoa o lançamento do número 24 da revista Relâmpago, pelas 18H30.
A revista será apresentada por Fernando Pinto do Amaral e Gastão Cruz.
António Carlos Cortez e Teresa Martins Marques falarão sobre a obra de David Mourão-Ferreira, a quem este número da Relâmpago é dedicado. O actor Luís Lucas lerá alguns poemas de David Mourão-Ferreira.
A Casa Fernando Pessoa fica na R. Coelho da Rocha, 16, em Lisboa.

PORTO – Reitoria da Universidade do Porto
Ciclo de Conferências “Diálogos com a Ciência”
Outubro 2009 a Março 2010
Dia 12 de Novembro:
Poesia e Ciência - 21H30
Com Maria Azenha, valter hugo mãe e Teresa Tudela.




FIGUEIRA DA FOZ – Biblioteca Municipal

Apresentação do livro de poesia "O silêncio: lugar habitado" de Graça Pires (editora Labirinto), livro vencedor do Prémio Nacional Poeta Ruy Belo, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás (Figueira da Foz), no dia 12 de Novembro, pelas 18H00.




GUIMARÃES - Biblioteca Municipal
Dia 12 de Novembro, a Associação Artística Andante vai apresentar o espectáculo "Anatomias" na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, às 10H30 e às 14H30.
Um espectáculo com textos de Manuel António Pina, António Gedeão, Herman Melville, Jacques Prévert, Antoine de Saint-Exupéry, João Pedro Mésseder e outros.
Integrado no programa de itinerâncias da DGLB.

ODIVELAS – Centro de Exposições

Vai realizar-se, no dia 13 de Novembro, mais uma sessão da tertúlia quinzenal "Palavreando", pelas 22 horas, na Casa do Largo, Centro de Exposições de Odivelas.
Um local onde os tertulianos poetas, escritores, amantes da poesia, anónimos ou conhecidos conversam, ouvem e lêem poesia.

..............................................................

14 de Novembro (sábado):

CADAVAL – Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal do Cadaval e a Livraria Livrododia promovem o programa "Cadaval é Biblioteca", uma série de eventos que se realizam nas novas instalações da Biblioteca no Cadaval.
Evento para hoje, 14 de Novembro, pelas 16H00:
“Os Livros e as Bibliotecas”
Com a presença dos escritores Miguel Real, Maria do Rosário Pedreira e Rui Almeida.
Moderação de Luís Filipe Cristóvão.

PORTO – Livraria Gato Vadio
XX DIAS – de Rui Miguel Ribeiro
Apresentação e leitura de poemas pelo autor
Sábado, 14 de Novembro, 18h
Na Livraria Gato Vadio
Rua do Rosário, 281 – Porto






SETÚBAL – Câmara Municipal
Lançamento da antologia “Aprender Contigo - Três Anos de Poesia (2006 - 2008)” da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal) (edição Temas Originais) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, no dia 14 de Novembro, pelas 15H00. Nesta sessão ocorrerá a Cerimónia de Entrega de Prémios do XIV Concurso de Poesia e IV Concurso Comunidade Escolar e Exposição de pintura a cargo da Galeria/Oficina "Arte & Imaginação".

PORTO– Ateneu Comercial
Lançamento do livro “Khaos Poeticum” de Bruno Miguel Resende (edição Temas Originais) no Ateneu Comercial do Porto, Rua Passos Manuel, 44, Porto, no dia 14 de Novembro, pelas 16H00.
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco e esta sessão contará com a leitura de poemas por Anaas e Tarnaa.


COIMBRA - Festa do Livro
Lançamento do livro "Versos de Respirar" de José António Franco, com ilustrações de André Caetano, (editora Calendário) no dia 14 de Novembro na Festa do Livro em Coimbra.
Haverá leitura de poemas por João Paulo Janicas.




FARO - Livraria Pátio de Letras
No dia 14 de Novembro, pelas 17h00, no Pátio das Letras: lançamento do livro que reúne as conferências proferidas no ciclo Viajantes, Escritores e Poetas - Retratos do Algarve, que decorreu entre Março e Julho deste ano.
Organizado pelo Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade do Algarve e pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 30anos da Universidade do Algarve, decorreu no Arquivo Municipal de VRSA e no Pátio de Letras, em Faro.

LISBOA - Restaurante "Vá, Vá"
Tertúlia Poética da Associação Portuguesa de Poetas.
No Restaurante VáVá, na Av. Estados Unidos da América, 100C.
Dia 14 de Novembro, das 15h30 às 18h30.
Mote: "A Lágrima" (Guerra Junqueiro).

Sem comentários: