quinta-feira, 30 de julho de 2009

Poesia para crianças

Antologia Poética
Verso a Verso

Poetas: Amadeu Baptista, Francisco Duarte Mangas, João Manuel Ribeiro, Luísa Ducla Soares, Nuno Higino, José António Franco e Vergílio Alberto Vieira
Ilustrações: João Concha
Editora: Trinta Por Uma Linha (Colecção "Rimas Traquinas")
Junho 2009

(Livro recomendado pela CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian)

"Antologia poética destinada ao público infantil, esta colectânea agrupa textos de alguns nomes incontornáveis do universo literário destinado a crianças, aos quais se juntam autores mais recentes nesta área, mas em cujos textos é possível descobrir características que enformam uma poética singular. As ilustrações de João Concha funcionam como elo coesivo da publicação, recuperando motivos centrais dos vários textos e jogando com a variação cromática e com a dupla página como unidade de leitura. Explorando as potencialidades sonoras, rítmicas e melódicas da língua, combinadas com formas breves, algumas de ressonância tradicional, os autores poetizam um conjunto diversificado de temas e motivos, percorrendo as linhas de forma da poesia contemporânea para crianças: a natureza e os seus habitantes; os animais; os jogos e as brincadeiras; o circo; o universo interior da criança; o humor e o nonsense; a reinvenção da língua e da herança tradicional, entre outros. Enriquecendo uma área de edição ainda exígua, esta antologia reúne um arco-íris colorido de poetas e é bem possível que venha a constituir uma referência".
Ana Margarida Ramos



Um dia ouvimos tocar

Um dia ouvimos tocar
um violoncelista
que de tanto vibrar
começou a voar sobre as casas.

Um cavalinho de pau,
nosso conhecido,
por ter ficado abandonado
no jardim
também possuía a misteriosa claridade

das noites em que há luar.

Amadeu Baptista

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite Inês Ramos,

Deixo como sugestão o endereço www.bubok.pt. Aqui podes encontrar a primeira editora online para auto-publicação neste nosso país à beira mar plantado. Esta é uma forma de democratizar a edição de livros em que, à semelhança do YouTube em relação aos vídeos e do MySpace em relação à música, és tu quem tem o controlo sobre tudo.

Na Bubok são as tuas ideias que ganham liberdade.

O processo de publicação é muito simples e rápido, deixando-te com o controlo total do teu livro. São 5 passos a seguir, do upload do ficheiro com a tua obra, à escolha do preço da obra. Através do sistema Print On Demand, não há tiragens mínimas obrigatórias. A impressão do livro é feita por encomenda, evitando os excedentes poeirentos e poluentes.

podes divulgá-lo nas paredes! Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.

Depois de publicares, és tu quem promove o teu livro: sms´s, comments, fives, vídeos, fotos. Vale tudo, só dependes de ti!

Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

Qualquer dúvida que surgir, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com

Vai a www.bubok.pt e começa a publicar.