segunda-feira, 1 de junho de 2009

Outras sugestões para os próximos dias


2 de Junho (terça-feira):

SEIXAL - Centro de Formação Profissional
No dia 2 de Junho, a Associação Artística Andante vai apresentar o espectáculo de Poesia “Às escuras, o amor”, no Centro de Formação Profissional do Seixal pelas 15h.
O que é o Amor? Porque é que se sofre quando se ama? Porque é que gosto de me apaixonar? Será que “o outro” me quer? Bem me quer, mal me quer... Porque é que quando me apaixono perco a fome? Como é que eu lhe digo que me apaixonei? Se me apaixonar vai ser para sempre? Só me posso apaixonar por uma pessoa de cada vez? Gosto tanto daquele meu amigo. E isto, é amor? “Às escuras, o amor” (que é também o título de um poema de David Mourão Ferreira), terá textos de vários autores (maioritariamente portugueses). Tantas perguntas. E as respostas? Todas dirão o mesmo: é um salto no abismo, uma passagem para o desconhecido.
A Andante é uma companhia de teatro que tem como objectivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transforma livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro.
A Andante integra o programa de itinerâncias culturais da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas no âmbito dos objectivos do Plano Nacional de Leitura.
Mais informações: http://www.andante.com.pt/asescuras.html

LISBOA – Bar A Barraca
Às terças-feiras, às 22:00, no Bar A Barraca, Changuito lerá poesia.
2 de Junho - Alexandre O'Neill
O Bar A Barraca - Teatro Cinearte, fica no Largo de Santos, 2, em Lisboa.


............................................................................

3 de Junho (quarta-feira):

LISBOA – Livraria Trama
No dia 3 de Junho, pelas 22 horas, o CoPo apresenta “Os Garfunkels”
Uma performance poética com textos de Cesariny e Ary dos Santos, entre outros.
Entrada: 3 euros.
A Livraria Trama fica na Rua de São Filipe Nery, 25B, Lisboa (ao Rato).



............................................................................

5 de Junho (sexta-feira):

FARO – Bar City_0
“Poemas mal empregados”
De Fernando Esteves Pinto
Leitura por Cidália de Brito
Apresentação por José Bivar
Dia 5 de Junho às 21h
No bar City_0
Largo Pé da Cruz, Faro
Organização: AAPA/Sulscrito



............................................................................

6 de Junho (sábado):

PORTO - Clube Literário do Porto
No dia 6 de Junho, pelas 16H30, a Poetria e as Edições Sempre-em-pé apresentam no Café Guarany (Av. Aliados - Porto), o livro "Dispersão - Obra reunida", do poeta Nuno Dempster.
Trata-se de poemas de uma vida, com uma carga emotiva e humana de alguém que enfrenta a exaltação do amor e a inevitabilidade do tempo e da morte com a serenidade dos estóicos e a inquietação dos apaixonados. Um tratado sobre a vida que todos levamos e trazemos em nós.
A apresentação será feita por Amadeu Baptista, com a intervenção do autor, e serão lidos poemas com acompanhamento à viola com baladas e canções.


TORRES VEDRAS – Cooperativa Comunicação e Cultura
Os Ego Whist apresentam o seu Laboratório 2 - "destruir a pontapé todas as palavras do dicionário" no próximo dia 6 de Junho, pelas 23 horas, na Cooperativa Comunicação e Cultura.
O espectáculo contará com textos de Jorge Sousa Braga, Mário Cesariny, Luís Filipe Cristóvão, António Variações, B Fachada, Caetano Veloso e Alexandre O'neill, entre outros.
Os Ego Whist são: Cristóvão (voz), Nico Verino (ambientes sonoros), Ruben Monteiro (guitarras) e Phaustino (ambientes visuais).
Esta apresentação conta com o apoio da Cooperativa Comunicação e Cultura e Livraria Livrododia.

MAIA – Junta de Freguesia de Vermoim
Lançamento da II Antologia de Poetas de Vermoim no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim, pelas 21.30 do dia 6 de Junho.
Av. D. Manuel II, nº 1573, Maia.





CASTRO DAIRE – Casa do Concelho
Lançamento do livro "Subtilezas da Alma", de Dolores Marques (Edium Editores) na Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa (Rua do Vale Formoso de Cima, 92-96) no próximo dia 6 de Junho, pelas 15.30 horas.
A apresentação estará a cargo de Carmo Miranda Machado.

GONDOMAR – Universidade Senior
Lançamento do livro "Reflexos" de Teresa Hespana, 6 de Junho pelas 21H30, no Auditório da Universidade Senior de Gondomar (Largo de Stº António, ao Souto).
Apresenta a obra Isaura Afonseca.
Editora Lugar da Palavra
Apoio: Junta de Freguesia de Gondomar

LISBOA – Auditório Campo Grande
Lançamento do livro “Diário de Maria Cura”, de José Ilídio Torres (editora Temas Originais) no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 6 de Junho, pelas 16:00.
Esta sessão contará com impressões sobre a obra de Lurdes Dias (Cleo), Magda Pais e Vera Sousa Silva: três mulheres à volta de um livro.
Lançamento do livro “In Pulsos”, de Lurdes Dias (Cleo) (editora Temas Originais) no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 6 de Junho, pelas 19:00.
Obra e autora serão apresentadas por Mel de Carvalho.


............................................................................

7 de Junho (domingo):

SEIA - Feira do Livro e do Brinquedo
"Palavras a Brincar" por Andreia Macedo
Sessão de Poesia dirigida a crianças
Dia 7 de Junho, pelas 15H00
A pensar no público infantil são escolhidos poemas de vários autores e jogos de palavras que façam o gosto ao ouvido das crianças pela poesia através dos sons e da representação. Sem muitas formalidades procura-se estabelecer uma relação de afectividade com as crianças que lhes permita associar poesia a prazer e onde caibam muitas emoções – da melancolia à risota completa.
Idade: dirigido a crianças até aos 12 anos

ANSIÃO - Biblioteca Municipal
No dia 7 de Junho, a Andante vai apresentar o espectáculo "Às avessas" na Biblioteca Municipal de Ansião - Feira do Livro de Ansião, pelas 16H00.
O que se pode fazer com os livros?
Aprender, crescer, brincar, virar o mundo do avesso, ou seja, olhar o mundo de outra maneira.
De uma forma lúdica, este espectáculo de teatro, tenta revelar o prazer que os livros podem proporcionar e como eles nos podem ensinar a ver as coisas sob outra perspectiva.
A poesia, a forma escolhida pela personagem do espectáculo, guia esta viagem onde se encontrarão a natureza, o tempo, as letras, a noite, a banda desenhada, tudo dentro de uma biblioteca.

2 comentários:

pin gente disse...

este dia é muito preenchido.
conto ir a vermoim e a um lançamento aqui não mencionado.
um abraço
luísa

impulsos disse...

Muito obrigado pela divulgação do meu livro a par da do José Torres, no mesmo dia e no mesmo local também.