O “Poesia à Mesa” teve início em 2003, no dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, por iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com associações e instituições do concelho, com o objectivo de que os habitantes de S. João da Madeira lessem mais poesia e, tentando também implementar a leitura como mecanismo indispensável de informação, aprendizagem e conhecimento.
Desde essa data que todos os anos, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Poesia, os declamadores invadem os bares e os restaurantes da cidade para declamar poesia.
Há também workshops sobre poesia, exposições, feiras de livro, distribuição de livros pelos cafés, ementas poéticas nos restaurantes, animações de rua, decoração de montras com poesia, tertúlias poéticas, enfim... uma autêntica celebração da Poesia por toda a cidade.
Este ano de 2009, a associação cultural Teia dos Sentidos convida todos os indivíduos, que de algum modo estejam ligados a S. João da Madeira, a escreverem "O maior poema da cidade", que ficará em exposição na biblioteca municipal sanjoanense entre 16 e 22 de Março.
Os interessados deverão enviar até um máximo de quatro versos inéditos sobre a "Primavera" até ao dia 8 de Março por e-mail, para: teiadossentidos.geral@gmail.com, ou por carta, para: Rua Vale de Cambra, nº 203, 3700-297 S. João da Madeira.
Podem participar todos os cidadãos, independentemente da idade, sendo apenas necessário que tenham algum tipo de ligação a S. João da Madeira (através da residência, emprego, escola, movimento associativo, etc).
Todos os trabalhos deverão estar devidamente identificados com os dados do autor (nome completo, idade, profissão, nome da empresa onde trabalha ou escola que frequenta e o tipo de relação com o município sanjoanense).
À medida que os versos forem chegando, a Teia dos Sentidos irá publicá-los nos blogues http://omaiorpoemadacidade.blog.pt e http://poesiaamesa.blogspot.com .
Mais informações aqui: http://simbiose.sitesedv.com
Sem comentários:
Enviar um comentário