terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Morreu Fernanda Botelho


Fernanda Botelho (1926-2007)

Ficcionista, tradutora e poetisa, foi, nos anos 50, uma das fundadora dos cadernos de poesia Távola Redonda, que dirigiu com Maria Judite de Carvalho, António Manuel Couto Viana, David Mourão-Ferreira e Luís de Macedo, no primeiro dos quais (1950) se estreou com seis poemas. Colaborou também em várias outras revistas e jornais, como Colóquio Letras, Graal, Europa, Panorama, Tempo Presente, Diário de Notícias, e ainda na Televisão, no programa "Convergência".
Fez bastantes traduções, de que se salienta O Inferno, de Dante, que lhe valeu uma medalha da Direcção Geral das Relações Culturais de Itália.
Recebeu, entre outros, o Prémio Camilo Castelo Branco, da Sociedade Portuguesa de Escritores, 1960; Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, 1987; Prémio Municipal Eça de Queiroz, da Câmara Municipal de Lisboa, 1990; Prémio P.E.N. Clube Português de Ficção, 1994; e o Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB, 1998.

As Coordenadas Líricas

Desviou-se o paralelo um quase nada
e tudo escureceu:
era luz disfarçada em madrugada
a luz que me envolveu

A geométrica forma de meus passos
procura um mar redondo.
Levo comigo, dentro dos meus braços,
oculto, todo o mundo.

Sozinha já não vou. Apenas fujo
às negras emboscadas.
Em cada esfera desenho o meu refúgio
— as minhas coordenadas.

"Coordenadas Líricas" (1951)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sei agora , afastado que ando de jornais e televisões... Morreu e merecia ser bem lembrada, a unica mulher daquela geração de boa àgua...
Ler a grande efabuladora é um prazer ... Lourenço é nome de jogral, é um livro magnífico....
que nasce uma flor num canto qualquer do oeste, onde ela ultimamente vivia e que todos possamos ler a sua obra ... Sinto...
jdrm