domingo, 15 de julho de 2007

Na estante de culto









Degredo no Sul

Antologia de poemas
de Al Berto

Selecção e prefácio
de Paulo Barriga
Assírio & Alvim, 2007
Documenta poética /116


Este novo título nasce de uma parceria entre a Assírio & Alvim, a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, da Associação Longitude Zero e do Centro Cultural Emmerico Nunes. Trata-se de uma antologia que reúne 48 textos literários de Al Berto intitulada "Degredo no Sul". Uma colecção dos "poemas alentejanos" do autor de "O Medo", por ocasião dos dez anos da sua morte. A selecção dos textos e o prefácio esteve a cargo do escritor e jornalista Paulo Barriga.
Al Berto passou grande parte da sua vida no Alentejo e sobre ele escreveu (nomeadamente sobre Sines, Vila Nova de Milfontes e São Torpes).
Destaque para Mar-de-Leva, um conjunto de sete textos dedicados a Sines, nos quais Al Berto revela o «gosto a salmoura e destruição que lhe ficou na boca com o progresso das máquinas do complexo industrial que um dia chegaram para talhar a cidade».
Meditação em São Torpes
(1979), Tentativas de Um Regresso à Terra (1980), O Último Habitante (1983), confissões e trajectos à volta da Quinta de Santa Catarina e textos dispersos sobre Milfontes e a rua do Forte, onde viveu Al Berto em Sines, são outros dos poemas do livro.
Da prosa, destaque para Degredo no Sul, o texto que dá nome ao livro e que Al Berto dedicou ao poeta de Beja Al-Mu'tamid.

Este livro de evocação de Al Berto foi lançado ontem, 14 de Julho, na casa do Alentejo (em Lisboa), e veio “fresquinho” para a Estante de Culto deste blogue.

1 comentário:

Menina Marota disse...

Mais um a adquirir, apesar de ainda não ter lido "O Medo"... vou lenso... para já ainda na pág.245, mas muito ainda falta...

Bj e boa semana ;))