quinta-feira, 19 de outubro de 2006
Descanso na Fuga para o Egipto
A Caminho acaba de publicar um novo livro de poesia que chegará às livrarias a 26 de Outubro. Trata-se de “Descanso na Fuga para o Egipto” de Paulo Teixeira. A antologia que agora é editada reúne obras de uma das mais seguras vozes da poesia portuguesa das duas últimas décadas. Afirmando uma poesia que se assume como depositária de uma herança de vários séculos e latitudes, este Descanso na Fuga Para o Egipto abre com poemas do livro As Imaginações da Verdade (1985) e encerra com Orbe (2005).
Mediterrâneo
Eis as vésperas do que te espera.
Busca como Shelley os cânones passados,
os nomes de Átila e Aníbal
no oráculo justo e breve do poema.
Escreve o texto da alvorada no romano
vaso do papel e lança-o como um salva-vidas
sobre a extensão branca dos oceanos
até ao outro lado da terra.
Onde te espera o calor desses dedos
passeando outrora, desde Rodes até Sagunto,
sobre o mapa já lívido das injúrias terrenas.
Paulo Teixeira nasceu em Lourenço Marques, actual Maputo (Moçambique) em 1962.
Licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, sendo actualmente professor do ensino secundário. Como poeta, pertence a uma geração revelada durante a década de 80, afirmando-se rapidamente como uma das suas vozes poéticas mais importantes.
A poesia de Paulo Teixeira caracteriza-se pela ambivalência crepuscular em relação a uma história civilizacional utilizada como vasto património de que o fazer poético se alimenta. Entendendo-nos como "herdeiros do mundo", o autor constrói uma poesia que se assume como depositária de uma herança de vários séculos e várias latitudes, num registo discursivo e conceptual que busca no passado histórico, mítico e místico, na tradição artística e literária, imagens onde se reflecte a devastação e a rarefacção do tempo presente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
...passei para te deixar um beijinho e o desejo de um bom fim-de-semana...
ps-este blog continua excelente!obrigado pelo bom trabalho ;)
Enviar um comentário