
31 de Maio de 1819
Walt Whitman
Poeta americano
Artigos relacionados:
Biografia
Poemas: Sento-me e observo ; Separando a erva dos prados ; Sou o poeta do Corpo

Nova Águia
Por ocasião do 120º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa (13 de Junho), terá lugar na Casa Fernando Pessoa um ciclo de conferências, sempre às quartas-feiras, pelas 18h30, seguidas de debate, que se estenderá até à primeira semana do mês seguinte. Este ciclo de conferências intitula-se: Fernando Pessoa, O Guardador de Papéis e a organização é de Jerónimo Pizarro.
Vai ter lugar hoje, 26 de Maio, pelas 18h30, a última de quatro conferências pelo poeta, ensaísta e professor Manuel Gusmão denominadas "A Situação Contemporânea da Poesia Portuguesa: Alguns Mapas".
27 de Maio (terça-feira):
LISBOA – Casa Fernando Pessoa
Dia 27 de Maio às 18h30m, na Casa Fernando Pessoa, apresentação do livro O PARADIGMA DO PUDOR - Edição Crítico-Genética de A Chaga do lado de José Régio, de Maria Bochicchio (Edições Quasi).
Presidirá à sessão o poeta António Osório
Apresentação pelos Professores Giuseppe Tavani e Eugénio Lisboa
Momento musical a cargo da Soprano Mariana Alves da Costa acompanhada ao piano por Pedro Cunha
No final será servido um Porto de Honra
A Casa Fernando Pessoa fica na Rua Coelho da Rocha, 16 Campo de Ourique, em Lisboa
............................................................................................................
28 de Maio (quarta-feira):
LISBOA – Casa Fernando Pessoa
Fernando Pessoa é tema de uma edição especial da revista Egoísta, que junta contribuições de Antonio Tabucchi, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Hélia Correia, António Feijó, Inês Pedrosa, dos investigadores Richard Zenith, Teresa Rita Lopes, Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari, do fotógrafo Daniel Blaufuks, entre outros. Este número da Egoísta será apresentado na Casa Fernando Pessoa, no espaço onde se pode ver a exposição Os Lugares de Pessoa, no próximo dia 28 de Maio, pelas 18h30.
A Casa Fernando Pessoa fica na Rua Coelho da Rocha, 16 Campo de Ourique, em Lisboa.
LISBOA – Fundação Calouste Gulbenkian
Apresentação do livro “Pessoana – Bibliografia passiva, selectiva e temática” de José Blanco (Assírio & Alvim).
Dia 28 de Maio, pelas 18h30m, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian (Av. Berna- Lisboa).
A apresentação será feita por Eduardo Lourenço.
SINTRA – Palácio Valenças
Dia 28 de Maio no Palácio Valenças (em Sintra), vai começar a V Maratona de Poesia de SINTRA, com José Fanha (entre outros poetas e diseurs), que se prolongará até 30 de Maio (sexta-feira).
Dia 28, das 14h30m às 18h30m.
Dia 19, das 10h às 13h.
Dia 30, a partir das 21h 30m.
O Palácio fica no Centro Histórico, na Rua do Museu do Brinquedo.
...........................................................................................
29 de Maio (quinta-feira):
OEIRAS – Livraria Verney
Dia 29, Quinta-Feira, das 16h00 às 18h00, na Livraria-Galeria Municipal Verney (Rua Cândido dos Reis, 90/90A – Oeiras)
Virgínia Branco apresentará a poetisa Maria João Brito de Sousa, moradora no concelho de Oeiras e recentemente premiada com o 1.º Prémio de "Poesia em Rede do Sapo".
...........................................................................................
RIO MAIOR – Biblioteca Municipal
Dia 31 de Maio, na Biblioteca Municipal de Rio Maior, pelas 18h, com apresentação de Maria de Lurdes Esteves, o Grupo de Jograis "U...Tópico" dirá os seguintes poetas:
Sebastião da Gama, Miguel Torga, Alexandre O'Neill, Jorge de Sena e José Régio.
PORTO – Clube Literário do Porto
Dia 31, pelas 21h30, no Clube Literário do Porto, mais um encontro com a Poesia com António Domingos.
O Clube Literário do Porto fica na Rua Nova da Alfândega, 22 (Porto).

Dez Cartas para Al Berto
Judith Teixeira, a única mulher poetisa do modernismo português, foi a escolha da recém-criada “Edições Varicelas” para a publicação da primeira colecção desta editora.
O concurso “Lisboa à Letra” é uma iniciativa de escrita literária, organizada pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa. Podem concorrer ao concurso “Lisboa à Letra” jovens entre os 15 e os 30 anos que residam, estudem ou trabalhem no concelho de Lisboa.
20 de Maio (terça-feira):
LISBOA – Apresentação de livro de Poesia
Apresentação do livro de poesia “Frátria”, de Carlos Carranca (Editora Mar da Palavra), pelas 18 horas, no Palácio Beau Séjour (Estrada de Benfica, 368, Lisboa).
A apresentação da obra será efectuada por Maria Barroso e por José d´Encarnação a que se seguirá um concerto de canto e guitarra de Coimbra.
..........................................................................................................
21 de Maio (quarta-feira):
TAVIRA – Apresentação de livro de Poesia
Vai ter lugar, no próximo dia 21 de Maio, na Biblioteca Municipal de Tavira,
pelas 18 horas, a sessão de lançamento do livro “E no Fim Era a Poesia” de Myriam Jubilot de Carvalho.
A apresentação será feita por Manuela Bento e a leitura de poemas com acompanhamento musical será feita por alguns elementos do grupo de fados e baladas "Ecos de Coimbra" (poemas ditos por António Vinagre, música por Orlando Almeida e José Maria de Oliveira, na guitarra, e Maurício Monteiro, na guitarra clássica).
FARO – Cartas Poéticas
Na livraria Trama, terá lugar, pelas 21h30 uma Sessão de Poesia do livro "Pétalas Negras Ardem nos Teus Olhos" de Luís Falcão (editado pela Assírio & Alvim). Os poemas serão lidos pelo poeta Luís Falcão e cantados pelo trovador João Coração.
Na livraria Vemos, Ouvimos e Lemos, em Serpa, terá lugar, pelas 18h30 uma sessão de apresentação do livro "Gaveta de Papéis" de José Luís Peicxoto (editado pela Quasi), trabalho vencedor do Prémio Daniel Faria 2008, ao qual Peixoto concorreu sob o pseudónimo André Serrano.
Das 16h00 às 18h00:
Barcelona, a partir de hoje, veste-se de Poesia. Até ao próximo dia 21 de Maio, a XII Barcelona Poesia inclui mais de 100 actividades nas ruas de Barcelona, museus, jardins e centros cívicos.
A um homem com um grande nariz
O poeta Fernando Pessoa foi considerado uma das 50 personalidades mais influentes na cultura europeia, num inquérito realizado pelo Bureau Internacional das Capitais da Cultura. Esta votação, de âmbito universitário, promovida pela organização da Capital da Cultura Catalã em vários países europeus onde participaram 137.622 pessoas elegeu, nas áreas das Humanidades, Artes e Ciências, para além de Fernando Pessoa, Leonardo da Vinci, Shakespeare, Mozart, Einstein, Sócrates, Goethe, Galileu Galilei, Carlemany, Erasme de Roterdão e Dostoievski.
Integrada nas comemorações da Fundação de Vila Real de Santo António, vai ocorrer, no próximo dia 13 de Maio (terça-feira), pelas 10 horas, na Casa da Câmara do Município de Vila Real de Santo António, a cerimónia de entrega do Prémio e a apresentação do livro Sobre as Imagens, de Amadeu Baptista, vencedor da edição portuguesa do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica – 2008, que foi editado, em edição bilingue (com tradução castelhana dos poemas a cargo de Uberto Stabile), pela Cosmorama Edições.
Domingo, 11 de Maio, na Galeria Matos Ferreira (R. Luz Soriano, 18 - Bairro Alto, Lisboa), pelas 18.30h:
A Papiro procura novos autores e valoriza essencialmente obras de autores desconhecidos e com pouca visibilidade no mercado livreiro, mas que pelo seu talento merecem que o seu trabalho seja tornado público (prosa, poesia, ensaio, livro técnico, guião de teatro/cinema, livro prático…).
Amanhã, 9 de Maio, pelas 21:00h, terá lugar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca (em Matosinhos), a apresentação do livro “Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas”, editado pela Deriva.
Vai ter lugar no próximo dia 10 de Maio a sessão de lançamento do livro "o ciclo menstrual da noite" da autoria de Alice Macedo Campos (edição Edium Editores), no auditório da Casa-Museu Abel Salazar, S. Mamede de Infesta, pelas 16 horas.
O escritor espanhol Pablo García Baena foi o vencedor da 17.ª edição do Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, atribuído pelo Património Nacional e pela Universidade de Salamanca.
Gaveta de Papéis
O Poeta Aprendiz
Existe Uma Linguagem Poética?