quarta-feira, 21 de maio de 2008

Na estante de culto

Dez Cartas para Al Berto
Dez Cartas de Al Berto
Organização e Prefácio de Joaquim Cardoso Dias
Quasi Edições, 2007


Joaquim Cardoso Dias organizou este “Dez Cartas para Al Berto, Dez Cartas de Al Berto” como forma de homenagear Al Berto nos dez anos da sua morte.
Escolheu uma dezena de cartas inéditas que Al Berto lhe escreveu e convidou dez escritores (Alexandre Nave, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, José Agostinho Baptista, José Luís Peixoto, Luís Quintais, Nuno Artur Silva, Nuno Júdice, Tiago Torres Silva e Vasco Graça Moura) para homenagear o poeta, comentando ou escrevendo a partir de cada uma das cartas, os quais produziram textos interessantíssimos e muito diferentes.
Navegando nas páginas deste livro, vamos ficando fascinados, tantos com as cartas de Al Berto, como com as respostas dos poetas que Joaquim Cardoso Dias convidou.
As dez cartas melancólicas de Al Berto, reproduzidas em fac-símile e transcritas, acabam por constituir uma pequena biografia do poeta, dando-nos a conhecer mais ao pormenor a personalidade solitária e sofredora de Al Berto.
Joaquim Cardoso Dias presta desta maneira uma tocante e sincera homenagem a Al Berto. “Dez Cartas para Al Berto, Dez Cartas de Al Berto” é um livro inesquecível, comovente, e de elevado valor biográfico e poético, que nasceu de uma “amizade que não foi deste mundo” entre Al Berto e Joaquim Cardoso Dias.

Sem comentários: