quarta-feira, 7 de maio de 2008

Novidades Quasi

Gaveta de Papéis
José Luís Peixoto

“Gaveta de Papéis” é a mais recente obra poética de José Luís Peixoto. O jovem autor venceu com este título o Prémio de Poesia Daniel Faria 2008 sob o pseudónimo de André Serrano. Nesta gaveta o autor guardou os seguintes temas e objectos: Fotografias de Cidades; Documentos; Chaves; Recortes de Jornal; Postais; Bilhetes Usados; Lista de Tarefas e literalmente Desenhos Feitos pelos Meus Filhos.


O Poeta Aprendiz
Texto de Vinicius de Moraes e ilustrações de Adriana Calcanhoto

Versos que falam do menino que sonha ser poeta, ilustrados por Adriana Calcanhotto.
Vinicius de Moraes escreveu a primeira versão de “O Poeta Aprendiz” em Montevideu, capital do Uruguai, em 1958. Em 1962, o poema foi incluído no livro “Para viver um grande amor”, volume de crónicas e poemas que reunia a produção do autor de 1957 a 1960. Depois de alguns anos, “O Poeta Aprendiz” transformava-se em canção, em parceria com Toquinho, e, mais tarde, neste livro, concebido por Adriana Calcanhotto como um presente para Nina, sua afilhada e bisneta de Vinicius.


Existe Uma Linguagem Poética?
Seguido de Obra e Intertextualidade
Karlheinz Stierle

O primeiro livro traduzido para português do ensaísta germânico Karlheinz Stierle. Fundamental aos estudantes das Letras.
Nos dois artigos aqui reunidos, Karlheinz Stierle revê dois conceitos fulcrais da poética estrutural, o de intertextualidade e o de linguagem poética. Enquanto o conceito de intertextualidade é retido e adaptado às preocupações da hermenêutica, Stierle rejeita o de linguagem poética e, por conseguinte, a possibilidade de uma ciência da “linguagem poética” equiparada à Linguística. É proposto, em alternativa, o conceito de norma poética, sustentado por uma Semiótica que poderia assim constituir um fundamento da cientificidade dos Estudos Literários.

Sem comentários: