quarta-feira, 18 de junho de 2014

Lisbon Speakers: Lisboa é Poesia!


Esta sexta e sábado há Encontro de Palavras no Cais do Sodré

O LISBON SPEAKERS reúne no Cais do Sodré, poetas de diferentes origens e linguagens e artistas de diferentes géneros num acto poético colectivo que é reflexo da Lisboa diversificada e inesperada onde a tradição da palavra dita e da poesia está viva.
São dois dias de programação intensa com performances, concertos, spoken word e poetry slam a decorrer na Rua Cor de Rosa, no Povo e no Musicbox.
A completar o caderno programático será inaugurada no Povo, esta sexta, uma instalação original do artista plástico João Fonte Santa.
A iniciativa arranca esta sexta,e é promovida pela CTL, no âmbito do seu projeto Festival Silêncio, estando inserida nas Festas da cidade de Lisboa.

SEXTA. 20 JUNHO . 18H00
POETAS DO POVO
RUA NOVA DO CARVALHO | ENTRADA LIVRE
Há cerca de um ano e meio que as noites de segunda-feira no Cais do Sodré são incontornáveis para os amantes da poesia. Tudo acontece no POVO LISBOA espaço onde os Poetas do Povo têm vindo a promover o encontro entre a poesia, a palavra dita e a música.
Para o Lisbon Speakers, os Poetas do Povo prepararam uma sessão especial a 11 vozes, num misto de declamação e improvisação. Assim, José Anjos, Luís Carvalho, Sandra Celas, Manuel Cintra, Francisco Rosa, Nuno Miguel Guedes, Filipe Vargas, Paula Cortes, Maria Cortez, Susana Neves e Marina Albuquerque serão os Poetas do Povo que vão trazer ao palco da Rua Cor de Rosa a tradição da poesia escrita e dita. O acompanhamento musical estará entregue a Alex Cortez e Filipe Valentim.

SEXTA E SÁBADO. 20 E 21 JUNHO . 20H00
POESIA PARA COMER
POVO | ENTRADA LIVRE
O encontro da poesia do fado e do acórdeão fará do serão do Povo um espaço de encontro entre os petiscos e a palavra. Com a curadoria do jornalista e poeta Nuno Miguel Guedes e tendo como mote este verso da grande poeta Natalia Correia, o 'Poesia para Comer' pretende chamar a atenção para a relevância da palavra no Fado, destacando o papel do letrista e poeta. A música estará entregue à acordeonista Inês Vaz, as palavras aos fadistas Fernanda Paulo, Marta Rosa, Miguel Camões e Maurício Cordeiro.

SEXTA. 20 JUNHO . 22H00
SLAM LX FEAT. JOSHUA IDEHEN E INSTANTES
MUSICBOX | €6
Pensar a palavra como performance, a poesia como acto de exploração linguística e a sintaxe como instrumento musical são alguns dos desafios colocados pelo Poetry Slam, uma competição que transforma a palavra — dita e escrita — em matéria-prima para uma autêntica revolução da linguagem. A matemática é aplicada ao Slam Lx, o torneio que, ao longo do ano, reúne um conjunto de slammers num frente-a-frente do qual apenas um pode sair vencedor. Em Junho, o primeiro dia de Lisbon Speakers traz até ao Cais do Sodré a grande final daquele que foi um dos primeiros concurso de palavra-dita em território nacional. Em palco estarão os vencedores das 8 edições mensais da temporada 2013/2014 do Slam Lx.
A destacar nesta edição a participação de Joshua Idehen, artista multifacetado com vasta carreira ligada à spoken word e performance. A completar a programação, apresentação do projecto Instantes que junta as actrizes Sandra Celas, Dora Da Cruz e a fotógrafa Natália Gonçalves num espectáculo multidisciplinar que cruza declamação, fotografia e movimento.

SÁBADO. 21 JUNHO . 18H00
BOULEVARD
RUA NOVA DO CARVALHO | ENTRADA LIVRE
Assim como Paris tem a Avenida Montmartre, artéria principal do bairro boémio que é, ainda aos dias de hoje, espaço para o encontro dos cidadãos com a arte, Lisboa terá,  também ela no dia 21 de Junho, um novo boulevard da cultura, que será ocupado por um conjunto de duetos inusitados. O desafio juntará diferentes artistas, numa acto poético-performativo improvisado. O brasileiro Nilson Muniz com o percussionista Carlos Mil Homens, o slammer Sérgio Coutinho e o pianista Francisco Ferreira, o actor e declamador irlandês Mick Greer com a concertina da italiana Giullia Gallina, o piano de Tiago Sousa e a voz da poeta Paula Cortes, o actor André Gago e o multi instrumentista Tiago Inuit e ainda o projecto Janela com José Anjos na voz e Mário Fonseca no piano, serão os pares presentes ao longo da tarde.

SÁBADO. 21 JUNHO . 22H00
LISBON LIVE POETRY ACTS
MUSICBOX | €6
O segundo dia de programação de Lisbon Speakers reúne, no Musicbox, um conjunto de projectos cujo trabalho tem vindo a promover o cruzamento da literatura com outras formas de arte, num olhar sobre as mais recentes tendências em torno da poesia e escrita. A abertura caberá aos Dead Flowers, colectivo que junta João Guimarães, Pedro Oliveira e Luís Carvalho num espectáculo que tem tanto de musical, como de recital poético, num diálogo constante e aberto à criação de ideias através das palavras. Destaque ainda para B&C, o duo que junta as palavras de Miguel Borges à música de Alex Cortez. No campo internacional, presença do colectivo Benin City, outro dos projectos de Joshua Idehen, e que traz a Lisboa o mais recente trabalho de originais “MIDNIGHT MALARKEY”, a ser lançado a 23 de Junho, via OMD Recordings. O novo trabalho, cujo single “Bus” já circula online, volta propõe uma abordagem actual e moderna ao Afro Dub, onde a palavra tem lugar central e se encontra com elementos do Hip-hop e a electrónica.
A noite promoverá, ainda, o encontro entre a actriz e cantora Anamar e o guitarrista M-Pex que tem sido pioneiro na utilização da guitarra portuguesa e da electrónica em diferentes géneros musicais. A completar o cardápio, actuação de 4 Pessoas e Nenhum Fernando, um projecto que junta José Anjos, Leandro Morgado, Víton Araújo e Sérgio Coutinho num espectáculo de stand-up Poetry.

Sem comentários: