quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Andante leva «A Palavra Cativa» a Alcochete

A Andante é uma companhia de teatro que tem como objectivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores.
Desde a sua fundação, em 1999, que transforma livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro, levando estes espectáculos às bibliotecas do país inteiro, procurando cativar e fidelizar novos públicos para a poesia, para a prosa e para o teatro.
Integra o programa de itinerâncias culturais da Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas no âmbito dos objectivos do Plano Nacional de Leitura.

A PALAVRA CATIVA é um espectáculo que a Andante produziu para os Estabelecimentos Prisionais.
A textos escritos dentro de grades, de escritores que fizeram da sua reclusão um enriquecimento da literatura de todos os tempos, a Andante juntou textos que apesar de não terem sido escritos na prisão, falam dessa experiência.
Juntou ainda textos de reclusos que, apesar de não serem famosos pela sua escrita, fazem dessa expressão uma forma de superação da sua situação actual.

“Escrever é procurar entender.” Esta frase de Clarice Lispector, serviu à Andante para tentar passar a ideia de que a leitura e a escrita podem fazer da nossa vida, uma vida melhor. Que o tempo passado forçadamente entre grades, aplicado na nossa formação, pode fazer de nós seres humanos melhores.

No próximo dia 9 de Novembro, pelas 21H30, a Andante apresenta «A Palavra Cativa», pela primeira vez fora das prisões, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcochete.
(Evento integrado nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal).
A entrada é livre.
Se puder, não perca!

Sem comentários: