segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dois novos livros de Arménio Vieira


“O Brumário” e “Derivações do Brumário” são os dois mais recentes livros de poemas de Arménio Vieira, Prémio Camões 2009, numa edição conjunta da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e da PUBLICOM.
Os dois títulos foram recentemente lançados em Cabo Verde (na Praia e no Mindelo) e serão lançados também em Lisboa, no próximo dia 28 de Junho, pelas 18H00, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa (Praça do Município).
A sessão de apresentação será moderada por José Luis Hopffer Almada e estará a cargo de Alberto Carvalho, Anabela Almeida, Luís Carlos Patraquim e Rui Guilherme Gabriel.
Haverá leitura de poemas do autor por Charlie Mourão, Filomena Lubrano, Luís Lobo e Regina Correia e momentos de música ao vivo com Mário Rui, Adérito Pontes, Armando Tito e Djudjuti, seguindo-se um cocktail.
 Estará patente no mesmo local uma Exposição Fotográfica sobre Arménio Vieira da autoria de Alexandre Conceição (Xan).

Ao longo das páginas dos dois livros, Arménio Vieira revisita alguns dos seus mitos e referências literárias, sendo que boa parte dos textos aparecem sob a forma de prosa poética. No fundo, uma experiência iniciada no seu livro anterior, “O poema, a viagem, o sonho”, publicado em 2010.

Arménio Vieira nasceu na cidade da Praia em 24 de Janeiro de 1941 e foi um activo elemento da geração de 60 em Cabo Verde, juntamente com Mário Fonseca, entre outros. Colaborou em várias publicações literárias, em Cabo Verde e Portugal, de que se destacam “Seló”, “Raízes”, “Ponto & Vírgula”, “Fragmentos”, “Sopinha de Alfabeto” e Revista “Vértice”. Como jornalista, foi ainda redactor do extinto jornal “Voz di Povo”.
Publicou: “Poemas” (África Editora, Colecção Cântico Geral – Lisboa, 1981); “O Eleito do Sol” (Edição Sonacor, Grafedito – Praia, 1990) e também editado em Portugal pela Editora Vega, em 1992; “Poemas” (reedição, Ilhéu Editora – Mindelo, 1998); “No Inferno” Centro Cultural Português - Praia e Mindelo. 1999); “MITOgrafias” (Ilhéu Editora – Mindelo, 2006) e “O Poema, a Viagem, o Sonho” (Editorial Caminho – Lisboa, 2009).

Sem comentários: