sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lançamento de "Fora da Lei" de A. Pedro Ribeiro no Piolho

O livro de poesia e de outros escritos de A. Pedro Ribeiro, "Fora da Lei" (edições e-ditora) vai ser lançado no próximo sábado, 15, pelas 17H00 no café Piolho, no Porto.
A apresentação da obra vai estar a cargo do escritor Rui Manuel Amaral.

A. Pedro Ribeiro ou António Pedro Ribeiro nasceu no Porto no Maio de 68. Viveu em Braga e reside actualmente em Vilar do Pinheiro (Vila do Conde). "Fora da Lei" é o seu décimo primeiro livro depois de, entre outros, "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro" (Objecto Cardíaco), "Café Paraíso" (Bairro dos Livros), "Nietzsche, Jim Morrison, Henry Miller, os Mercados e Outras Conversas" (World Art Friends), "Queimai o Dinheiro" (Corpos) e "Saloon" (Edições Mortas). A. Pedro Ribeiro é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto e cronista. É diseur e performer, tendo actuado no Festival de Paredes de Coura e no Teatro do Campo Alegre no Porto, mantendo as noites de Poesia de Choque com Luís Beirão no bar Olimpo também no Porto. Está "fora da lei" e exige o mundo, o amor e a liberdade aqui e agora.

"Fora da Lei" é o décimo primeiro livro de A. Pedro Ribeiro. Poemas como "Bem-Vindo à Máquina", "Liberdade", "Homem Livre" ou "O Poema" celebram a liberdade que poderia ser ao mesmo tempo que denunciam um mundo onde o homem é violentado na sua essência, onde é privado da juventude e da infância para se colocar ao serviço de uma máquina que o obriga a trabalhar, a ir atrás do dinheiro, a procriar, a "subir na vida". Mas "Fora da Lei" é também o poeta maldito que vai às noites e aos bares, que tem iluminações, que segue a estrada do excesso, da hybris, da desmesura. É o poeta que sobe ao palco de "Paredes de Coura" ou de "Anjo em Chamas", que prova a glória, o fracasso e a ressaca, que desafia e provoca, que recusa a vida normal das pessoas normais e apela à revolução e à revolta. "Fora da Lei" é a rejeição de todos os governos, de todos os patrões, de todos os medos, de todas as castrações. É Dionisos, o xamã e a loucura mas também a procura do sonho, do imaginário, da magia, das estrelas, do amor, da alma. "Fora da Lei" é a história do poeta.

Sem comentários: