quinta-feira, 2 de junho de 2011

Correio electrónico acabadinho de chegar do Brasil:

From: Ernesto de Melo e Castro
To: Porosidade Etérea

Re: Dia Mundial da Poesia - 21 de Março

Querida Inês Ramos

Como vais tu? Eu só agora te envio um poema que já deveria ter ido... mas tenho viajado um pouco neste imenso Brasil... sempre com a poesia!
O poema vai em anexo.
Beijos amigos do Ernesto

.....................

HAN SHAN DO SÉCULO XXI

No dia mundial da poesia vou ler um poema no alto da Serra da Mantiqueira para uma ilustre assembleia de árvores remanescentes da Floresta Atlântica, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, Brasil.
Tendo comunicado esta minha disposição à minha amiga Inês Ramos que estava em Cabo Verde, ela respondeu-me que eu seria o Han Shan do século XXI...

Concordando (por ter nascido na Serra da Estrela em Portugal ) enviei o seguinte poema:


Numa fria montanha nasci
mais do que uma vez...

Olhei para os meus pés
e não os vi.

Teriam ido passear
à procura do ar (pensei)
não os senti...

Se doíam ou não
os meus pés perdi-os
na neve sem deixarem rastro
nem no ar um cheiro característico.

E o meu corpo foi-se perdendo aos poucos
longe fragmentos dos penedos voadores
de que nasci.

*

As árvores centenárias altíssimas
que ouviram o poema que lhes li
nada disseram em sílabas e palavras
só silvaram um som sibilino
que eu apenas ouvi não entendi.

Certamente foi um vento maléfico
que me respondeu irónico
mas eu permaneci ereto
nem sequer alterando o ritmo cardíaco.

Então senti o mesmo frio
de quando há muito nasci
mas era outra a situação
outra a montanha alta
onde ainda não morri.


*

Passo a passo desci a montanha
sem nada ver pelo caminho.

O poema que li logo o esqueci
e a cidade ensurdeceu-me
o que não vi...


....................................................................
SP 21/03/2011
E.M. de Melo e Castro

1 comentário:

Borboleteando disse...

Oii!!
Vim lhe agradecer a presença e o carinho em meu espaço...
Beijos, ótimo dia