terça-feira, 10 de maio de 2011

Poesia 61 em Faro

A comemoração dos 50 anos da publicação das plaquetes que vieram a constituir o corpus poético do movimento Poesia 61, um dos mais importantes para a renovação da poesia portuguesa a partir dos anos 60, é o destaque da programação de Maio da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.
Poesia 61 eclodiu em Faro, com as obras de Gastão Cruz, Casimiro de Brito, Fiama Hasse de Pais Brandão, Maria Teresa Horta e Luíza Neto Jorge, impressas na Tipografia Cácima, sob orientação gráfica do pintor Manuel Baptista. Este “encontro” de jovens poetas, derivou de outros “encontros” de Faro (caso de Cadernos do Meio Dia), onde nascera e vivera António Ramos Rosa, cujo magistério poético foi decisivo para o grupo.
A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, em colaboração com o Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, vai promover, no dia 14 de Maio, a partir das 16H00, um conjunto de iniciativas, entre as quais: as conferências Ler Hoje a Poesia 61, pelo poeta Nuno Júdice e Tipografia Cácima: Um acaso ou a herdeira de um percurso de vanguarda, por Patrícia Palma. Será inaugurada uma exposição sobre a Tipografia Cácima e uma mostra bibliográfica com o corpus poético dos autores de Poesia 61.
Ainda no âmbito da poesia, irá acontecer, no dia 11, a partir das 18H00, mais uma sessão do ciclo mensal de poesia “Quando a Poesia Acontece”, este mês dedicada à Mulher.

Sem comentários: