segunda-feira, 7 de março de 2011

Festa da Poesia na Casa da América Latina

No mês em que se assinalam o Dia Internacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher a Casa da América Latina organiza a “Festa da Poesia na Casa da América Latina” numa homenagem às grandes poetisas da América Latina em torno de quem foi preparado um vasto programa que se estende por todo o mês que inclui desde cinema a uma feira do livro.

A poesia feminina ocupa um lugar especial. Nomes como Dulce María Loynaz, Angela Botero, Blanca Varela, Carilda Oliver Labra, Delmira Agustini, Gioconda Belli, Jacicarla Souza da Silva, Cecília Meireles, Juana de Ibarboron, Gabriela Mistral, Juana Ines de la Cruz, Julia Prilutzky Farny, Dulce Tortura, Lina Zeron, Adélia Prado e tantas outras surgirão em momentos diferentes da programação.


No dia 2 de Março, às 18h30, realizou-se um encontro das poetisas portuguesas Maria Teresa Horta, Ana Luísa Amaral e Filipa Leal com as suas poetisas latino-americanas preferidas numa “Ode às Poetisas”.


Palavra Encantada (Brasil, 2008, 86’) é um documentário sobre a relação entre música e poesia que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Foi premiado na categoria de melhor direcção de longa-metragem documentário no Festival do Rio, 2008. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme passeia pela música brasileira até aos dias de hoje, com performances musicais, pesquisa de imagens e depoimentos de grandes nomes como Adriana Calcanhoto, Chico Buarque, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Zélia Duncan, Caetano Veloso e Tom Jobim. A apresentação do filme será de Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, no dia 9 de Março às 19h.

Na quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 18h30, Lauren Mendinueta, poetisa colombiana que vive em Portugal, recitará poemas de sua autoria, com a participação especial do músico e compositor Luís Represas.


Na tarde de quarta-feira, dia 23, às 18h30, Isabel Araújo Branco, Mestre em Estudos Contemporâneos da América Latina e em Literatura Comparada, irá abordar a vida e obra de Sor Juana Inés de la Cruz – nascida no México, em 1648 – que é uma das autoras mais importantes da literatura hispano-americana. Sor Juana é considerada uma das primeiras defensoras dos direitos da mulher na América Latina. A sua poesia é marcada pelas contradições e pelos jogos intelectuais barrocos.


No mesmo dia, pelas 19h30, a actriz Júlia Lello e o guitarrista João Roque farão um recital em torno de poetas e compositores latino-americanos, portugueses e espanhóis.


A “Festa da Poesia da Casa da América Latina” termina na sexta-feira, dia 25, com uma maratona de poesia onde quem aprecia poesia poderá levar o seu livro e participarem, das 18h00 à meia-noite, recitando ou apenas apreciando a poesia latino-americana. Será uma oportunidade de partilha colectiva da palavra poética, dinamizada pelo poeta e editor Ozias Filho (Edições Pasárgada) e a jornalista Francisca Cunha Rêgo (JL).


Durante as várias actividades da “Festa da Poesia”, a Casa da América Latina associa-se à Livraria Poesia Incompleta e recebe uma Feira do Livro com a exposição de livros exclusivos e inéditos em Portugal. Alguns deles estarão à venda a preço especial.

Todas as actividades da "Festa da Poesia da Casa da América Latina" são de entrada livre.

Para mais informações, consulte o website: www.casamericalatina.pt

Sem comentários: