sábado, 22 de janeiro de 2011

970 anos de Almutâmide (1040 - 1095)

Assinalando a passagem dos 970 anos do nascimento de Mohâmede ibne Abade Almutâmide (ocorrida em 2010), a cidade de Beja, local do seu nascimento, está a promover, entre ontem e hoje, uma evocação deste poeta e governante, considerado como o mais notável dos poetas hispano-árabes da segunda metade do século XI.
A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos Documentais do Alentejo (CEDA) e pela Câmara de Beja, teve início ontem à noite, dia 21, com uma mesa-redonda, moderada por Eduardo Raposo (director do CEDA), sobre o tema "Almutâmide, poeta de Beja", na Biblioteca José Saramago, com a presença Adel Sidarus (professor jubilado da Universidade de Évora/Estudos Árabes e Islâmicos), Adalberto Alves (investigador arabista e poeta), os historiadores António Borges Coelho e Cláudio Torres e também o arquitecto José Alberto Alegria, cônsul honorário de Marrocos.
Hoje, sábado, pelas 22 horas, haverá um espectáculo de música, dança, performance e poesia, no Teatro Pax Julia, com a participação de Eduardo Ramos (voz e alaúde), acompanhado por Baltazar Molina na percussão árabe, Fernando Pardal (voz e guitarra), Paulo Ribeiro (voz e guitarra clássica) e Elsa Sham’s (dança e performance). Actuam ainda E. Pablo (poesia e performance) e António Silva (performance). O espectáculo tem direcção artística de Eduardo Raposo.
Também hoje, pelas 18h30, na biblioteca de Beja, decorrerá a apresentação do livro Crónica do Rei-Poeta Al-Mu´Tamid, de Ana Cristina Silva, recentemente publicado pela editorial Presença.
A propósito desta comemoração, Eduardo Raposo declarou à imprensa que "é tempo de fazer de Beja a capital da poesia, resgatar a antiga Pax Julia romana e a Baja islâmica, posicionando-a na perspectiva de uma centralidade cultural no País, na Península e no mundo Mediterrânico".

Sem comentários: