sábado, 19 de junho de 2010

II Festival Silêncio!

Destaque para hoje:

19 de Junho . 15h00 . Poetry Slam For Children
"Slam poetry for children é uma das novas rubricas que o Festival Silêncio apresenta este ano. Biru vai conduzir um workshop de slam para os mais novos em que um grupo de crianças vai trabalhar a interpretação de um texto previamente escolhido. O slammer vai ensinar aos pequenos poetas todos os truques e segredos para uma boa performance de poetry slam em palco. Ao final da tarde, as crianças apresentam os resultados no Jardim dos Sons do Goethe-Institut."
Local: Goethe-Institut Portugal (Entrada livre)

19 de Junho . 20h00 . Projecto Rilke e Hesse
"Hermann Hesse é “um professor para a vida”; às vezes poético e íntimo, às vezes saudoso e rebelde – Hermann Hesse encontra as palavras e as imagens para os estados da alma. As várias interpretações de estrelas e actores, e as composições impressionantes do casal Richard Schönherz e Angelica Fleer, criam uma imagem musical para as obras de Hesse, manifestando toda a beleza, sabedoria e espiritualidade atemporal dos versos do autor de uma forma pungente. Este evento apresenta o desenvolvimento de dois projectos ligados aos autores Hermann Hesse e Rainer Maria Rilke, projectos esses compostos por exemplos sonoros e imagens de um documentário."
Espectáculo /Noite de Poesia
Local: Goethe- Institut Portugal. Entrada Livre

19 de Junho . 23h00 . Poésie et Lingerie
"Um poema é um corpo. E a lingerie é o manto de sensualidade que Inês Jacques, Claudia Efe e Carla Bolito vão levar à boca e às urnas, levar a poesia a sufrágio do queixo do povo. É um jogo erótico: temos em mão – mais em olho do que em mão, é certo – um espectáculo de contornos curvos e sedução sibilina. As três intérpretes propõem colocar em relevo, por uma noite que seja – na esperança de frutos, filhos, seguimento no sangue e no peito –, o erotismo que é tão intrínseco à poesia, à fastidiosa aparente dos livros, plena de perfume, olhar e carne. A sedução é uma arte, uma arma, e o que aqui está é uma célula revolucionária com um belicismo muito próprio: olhos no lugar de canhões, palavras no lugar de morteiros, explosões em compasso, violência em libido. Um jogo de anca com par, mas em trio. Há sonhos luminosos que começam assim."
Espectáculo/Spoken word
Local: Musicbox (8€ Bilhete válido para todos os espectáculos da noite)

19 de Junho . 23h40 . Ami Karim
"Diz ser um contador de histórias, um observador do que nos rodeia e nos escapa. Os seus textos estão centrados na humanidade visível ou invisível que o rodeia (outra vez) e aos desvios que a sua poesia surpreendente toma. A emoção apanha-nos e é dificil não nos encontrarmos entre os risos e as lágrimas das suas palavras. Rapidamente Karim ganha expressão em França e é convidado pela associação ATD Quart Monde e pelo Ministério da Cultura Francês para levar a palavra a uma série de acções humanitárias contra a pobreza. Sendo uma das referências máximas do Poetry Slam francês é frequentemente convidado para realizar workshops de escrita e de Slam, inclusivamente o famoso SLAM’ALIKOUM desde 2004, em centros de detenção, em meios escolares em em centro culturais ou socias. O disco de estreia Eclipse Total foi editado em 2008."
Espectáculo/Slam
Local: Musicbox (8€ Bilhete válido para todos os espectáculos da noite)

Sem comentários: