sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia em Vila Velha de Ródão

“Outono” de António Salvado celebra Dia da Poesia em Ródão

No próximo sábado, dia 20 de Março, pelas 11h00, o poeta António Salvado apresentará aos leitores de Ródão a sua mais recente obra, “Outono”, na Biblioteca Municipal José Baptista Martins. Neste livro, António Salvado aproxima a sua estética e sensível linguagem à da antiga poesia oriental, de que se revela profundo conhecedor. Darão voz às palavras de António Salvado o próprio autor e a Drª Maria de Lurdes Barata Gouveia.

Este evento foi também a ocasião escolhida para a apresentação do projecto da Biblioteca Municipal “Correio Poético” que, ao longo de um ano, fará chegar, por correio, e-mail ou SMS, textos poéticos, mensalmente, a todas as pessoas ou instituições que pretenderem aderir à iniciativa, bastando para tal contactar a Biblioteca. Com este “Correio poético” pretende-se estimular o gosto pela poesia, em todas as idades, e dar a conhecer novos autores deste género literário bem como textos menos conhecidos de autores consagrados. António Salvado oferecerá um exemplar do livro “Outono” a cada um dos presentes na apresentação.

O projecto “Correio Poético” abrangerá utilizadores da biblioteca, educadores - que funcionarão como mediadores do projecto - e animadores de lares de terceira idade, acreditando-se que, num ano, cerca de cento e vinte textos poéticos chegarão a meio milhar de pessoas, de forma personalizada e com uma imagem de marca reconhecível.
Os educadores que aderirem ao projecto receberão todos os meses, a partir de Abril, textos poéticos adequados à idade dos seus educandos, sendo-lhes proposta a sua leitura em voz alta, pelo professor ou por um aluno, podendo de seguida este ser explorado na aula ou, simplesmente, colocado num quadro criado para o efeito.
Os primeiros textos serão remetidos em Abril e os últimos em Março de 2011.

Sem comentários: