sexta-feira, 12 de março de 2010

1º Workshop de tradução de poesia da Literature Across Frontiers em Portugal, acontece na próxima semana em Vila do Conde

Conferência de imprensa sexta-feira, dia 12 de março, às 12h15 na Biblioteca Municipal José Régio, Vila do Conde, com a Sr.ª Vereadora da Cultura, Drª Elisa Ferraz, e o escritor valter hugo mãe.


A importante e dinâmica organização Literature Across Frontiers (LAF) organizou já dezenas de workshops de tradução de poesia por toda a Europa, procurando reunir num mesmo espaço poetas ainda jovens de línguas menos óbvias que, com a plataforma comum do inglês, se traduzam mutuamente, numa partilha de experiências que resulta em parcerias e edições que alteram, lentamente, o modo como se divulga a poesia hoje.
Pela primeira vez, um workshop destes ocorre em Portugal, tendo sido encontrado na Câmara Municipal de Vila do Conde o parceiro ideal para o acolhimento da iniciativa, pelo empenho de Alexandra Büchler, que encabeça a LAF, e do poeta valter hugo mãe, já convidado, no âmbito deste programa, para semelhante workshop na Lituânia.
O workshop decorre entre os dias 15 e 20 de Março, e traz a Vila do Conde, além de Alexandra Büchler, os poetas Arvis Viguls, da Letónia, Ivan Strpka, da Eslováquia, Petr Borkovec, da República Checa e Sonata Paliulyte, da Lituânia, que se juntam aos portugueses Daniel Jonas, Jorge Melícias, Luís Filipe Cristóvão, Maria Sousa e Nuno Brito. valter hugo mãe estará presente apenas para apoio logístico.
Na sexta-feira, 20 de Março, o workshop terminará apresentando uma sessão, de entrada livre, com leituras nas diversas línguas de poemas objecto de tradução em Vila do Conde, possibilitando também o confronto e o acesso do público em geral aos convidados. Esta sessão acontecerá na Biblioteca Municipal José Régio às 21h30.
Agradecemos a divulgação.
Para qualquer esclarecimento, pode ser contactada a Biblioteca Municipal José Régio, na pessoa da sua directora, Dr.ª Marta Miranda (252 240 040), ou valter hugo mãe, pelo 91 951 38 68.

Sem comentários: