sexta-feira, 16 de outubro de 2009

“Trabalhos de Pedreira” em Aveiro

“Trabalhos de Pedreira” em Aveiro, dia 17 de Outubro,
na galeria
Enquadrar a partir das 17H30
Happening colectivo de pintura e poesia pelo grupo The Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism (Miguel de Carvalho, Rik Lina, Seixas Peixoto e João Rasteiro)
O evento contará com a participação dos elementos da respectiva tertúlia em performance com pintura automática e declamação de poesia em simultâneo.

"The Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism" nasceu em 2008 na Figueira da Foz em torno das criações surrealistas e editoriais “Debout sur L’Oeuf” com pintores e poetas oriundos de diversas nações, entre eles Rik Lina (pintor), Seixas Peixoto (pintor), Miguel de Carvalho (editor e poeta) e João Rasteiro (poeta). O agrupamento não tem manifesto (nem quer ter) e acolhe os surrealistas que por livre vontade se agregam às suas actividades, tendo com base de trabalho automatismo, acaso, “objets trouvées”, em plena liberdade, isto é, sem técnicas, sem regras, sem limitações e imposições de espécie alguma ...

"The Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism" produziu trabalho para o Festival Surrealista de Londres (2008), exposição internacional de surrealismo actual em Santiago do Chile “El Umbral Secreto” (2009), “A Bigorna e o Anjo” – exposição individual de Rik Lina na Fundação Escultor José Rodrigues e assim como a produção dum centro cultural no Bengladesh da responsabilidade de Engelbert Schlögel. Outras actividades colectivas tiveram lugar com a presença de surrealistas internacionais na Figueira da Foz, nomeadamente Sergio Lima do Grupo Surrealista de São Paulo (Brasil) e Jan Giliam do Grupo CAPA (Colective Automatic Painting Amsterdam). As actividades do grupo não só têm lugar em “centros de criação” tais como os ateliers, museus e/ou fundações mas também em ambientes cujas atmosferas têm um sentido mágico-poético dos quais se destacam as florestas do Cabo Mondego, os cafés seculares de Coimbra, antigos claustros entre outros lugares de forças telúricas e secretas, bebendo de nascentes cristalinas em estado selvagem.

Sem comentários: