terça-feira, 9 de junho de 2009

Evocação de Daniel Faria

Mais logo, pelas 22h00, o Clube Literário do Porto assinala os dez anos do desaparecimento do poeta Daniel Faria, com uma tertúlia em torno da sua obra e leituras encenadas dos seus poemas.
Estarão presentes os poetas Rosa Alice Branco, Nuno Higino e os vencedores do Prémio Daniel Faria, Joana Serrado e Paulo Renato.
Com leituras por Anthero Monteiro, António Pinheiro, Amílcar Mendes, Isa Mar, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Rafael Tormenta e Marta Tormenta.

Falecido aos 28 anos, em 1999, Daniel Faria é um dos poetas da Geração de 90.
Sobre ele disse o escritor Mário Cláudio: "Daniel Faria deixou o que transcende a memória de um nome, a permanência de um lampejo que o futuro, corrector de impulsos e de distracções, bem poderá erigir ao plano de uma evidência maior. Inscreve-se esta colectânea de versos por isso na observação dessa possibilidade, o que dela fará uma página em branco, apta ao abraço dos sinais que o trânsito de uma alma pretender registar. (...)
Os poemas de Daniel Faria assombram-se e acendem-se num advento da morte, tão ansiado quanto temido, que dela faz pedra da ara do sacrifício e aprendizagem do voo da redenção. Desta antecipação do fim, percebido como golpe, e não como condição, tratam os versos que o equiparam ao que 'dói como os cristais que são impuros' por serem humaníssimos na sua efemeridade."

Sem comentários: