quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novidades Quimera


Obrigatório não Ver
Ana Hatherly
Quimera Editores
Maio 2009



A Quimera celebra o 80.º aniversário de Ana Hatherly com a edição de um pequeno volume de textos da autora, escritos entre os anos 60 e 80. O livro "Obrigatório não Ver" ajuda a compreender o papel essencial que Ana Hatherly teve na divulgação da arte de vanguarda no nosso país.
O livro recupera o título de um programa sobre arte de vanguarda emitido pela RTP2 no final da década de 70, transmitido ainda a preto e branco, pela noite dentro, muitas vezes em directo. Os guiões fragmentados que restam deste programa, de grande importância documental, histórica e cultural, são reunidos nesta edição de pequena tiragem juntamente com outros contributos de Ana Hatherly, no que se refere à divulgação da arte contemporânea.

Ana Hatherly (Porto, 1929) é uma poetisa, ensaísta, investigadora, tradutora, professora universitária e artista plástica portuguesa.
Membro destacado do grupo da Poesia Experimental Portuguesa nos anos 60 e 70, tem uma extensa bibliografia poética e ensaística. Dedicou-se também à investigação e divulgação da literatura portuguesa do período barroco tendo fundado as revistas Claro-Escuro e Incidências. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa, doutorou-se em Estudos Hispânicos do Século de Oiro na Universidade da Califórnia em Berkeley. Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde fundou o Instituto de Estudos Portugueses. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Escritores nos anos 70, foi também membro fundador e depois Presidente do P.E.N. Clube Português e Presidente do Committee for Translations and Linguistic Rights do P.E.N. Internacional.
Em 1978 foi agraciada pela Academia Brasileira de Filologia do Rio de Janeiro com a medalha Oskar Nobiling por serviços distintos no campo da literatura. Em 1998 obteve o Grande Prémio de Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores; em 1999 o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português; em 2003 o Prémio de Poesia Evelyne Encelot, em França, e o Prémio Hannibal Lucic, na Croácia.
Paralelamente tem uma carreira como artista plástico, iniciada nos anos 60, com um extenso número de exposições individuais e colectivas em Portugal e no Estrangeiro. Obras suas estão incluídas nos principais Museus de Arte Contemporânea portugueses e em colecções privadas nacionais e estrangeiras.
Diplomada em técnicas cinematográficas pela International London Film School, nos anos 70 foi docente na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, e no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), em Lisboa. Existem cópias dos seus filmes no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e no Arquivo da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Obra editada:
Poesia
* Um Ritmo Perdido. Lisboa: Ed. Aut. (1958)
* As Aparências. Lisboa: Sociedade de Expansão Cultural (1959)
* A Dama e o Cavaleiro. Lisboa: Guimarães Editores (1960)
* Sigma. Lisboa: Ed. Aut. (1965)
* Estruturas Poéticas - Operação 2. Lisboa: Ed. Aut. (1967)
* Eros Frenético. Lisboa: Moraes Editores (1968)
* 39 Tisanas. Porto: Colecção Gémeos, 2 (1969)
* Anagramático. Lisboa: Moraes Editores (1970)
* 63 Tisanas: (40-102). Lisboa: Moraes Editores (1973)
* Poesia: 1958-1978. Prefácio de Lúcia Helena da Silva Pereira - Lisboa: Moraes Editores (1980)
* Ana Viva e Plurilida. in Joyciana (ob. colec.), Lisboa: &etc (1982)
* O Cisne Intacto. Porto: Limiar (1983)
* A Cidade das Palavras. Lisboa: Quetzal (1988)
* Volúpsia. Lisboa: Quimera (1994)
* 351 Tisanas. Lisboa: Quimera (1997)
* Rilkeana. Apresentação de João Barrento e Elfriede Engelmayer - Lisboa: Assírio & Alvim (Prémio de Poesia do PEN Clube Português) (1999)
* Um Calculador de Improbabilidades. Lisboa: Quimera (2001)
* O Pavão Negro. Prefácios da Autora e de Paulo Cunha e Silva, Lisboa: Assírio & Alvim (Prémio de Consagração da Associação Portuguesa de Críticos Literários) (2003)
* Itinerários. Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi (2003)
* Fibrilações. Edição bilingue. Tradução para castelhano de Perfecto E. Cuadrado, Lisboa: Quimera (2005)
* A Idade da Escrita e outros poemas. Antologia com org. e pról. de Floriano Martins, São Paulo: Escrituras (2005)
* 463 Tisanas. Prefácio da Autora, Lisboa: Quimera (2006)
* A Neo-Penélope. Lisboa: &etc (2007)

Prosa
* O Mestre. Lisboa: Arcádia (1963). 2.ª ed.: Prefácio de Maria Alzira Seixo, Lisboa: Moraes Editores (1976). 3ª ed.: Prefácios de Silvina Rodrigues Lopes e Simone Pinto Monteiro de Oliveira e posfácio da Autora, Lisboa: Quimera (1995). 1.ª ed. brasileira: Prefácio de Nadiá Paulo Ferreira, Rio de Janeiro: 7LETRAS (2006)
* No Restaurante. In Antologia do Conto Fantástico Português. Edições Afrodite de Fernando Ribeiro de Mello (1967). 2.ª ed.: idem (1974). [3.ª ed.]: Lisboa: Arte Mágica Editores (2003)
* Crónicas, Anacrónicas Quase-tisanas e outras Neo-prosas. Lisboa: Iniciativas Editoriais (1977)
* O Tacto. In Poética dos cinco sentidos. Lisboa: Livraria Bertrand (1979)
* Anacrusa: 68 sonhos. Lisboa: & Etc (Sonhos da Autora comentados por vários autores) (1983)
* Elles: um epistolado (com Alberto Pimenta). Lisboa: Editorial Escritor (1999)
* O Neo-Ali Babá. In Mea Libra - Revista do Centro Cultural do Alto Minho, n.º 14, Viana do Castelo (2004)

Ensaio e Edições Críticas
* Nove Incursões. Lisboa: Sociedade de Expansão Cultural (1962)
* O Espaço Crítico: do simbolismo à vanguarda. Lisboa: Caminho (1979)
* A Experiência do Prodígio - Bases Teóricas e Antologia de Textos-Visuais Portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda (1983)
* Defesa e Condenação da Manice. Lisboa: Quimera (Apresentação, notas e fixação do texto) (1989)
* Poemas em Língua de Preto dos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Quimera (Apresentação, notas e fixação do texto) (1990)
* Elogio da Pintura de Luís Nunes Tinoco. Com estudo crítico de Luís de Moura Sobral, Lisboa: Instituto Português do Património Cultural (Apresentação e edição) (1991)
* A Preciosa de Sóror Maria do Céu. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica (Edição actualizada do códice 3773 da Biblioteca Nacional precedida dum estudo) (1991)
* Lampadário de Cristal de Frei Jerónimo Baía. Lisboa: Editorial Comunicação (Apresentação crítica, fixação do texto, notas, glossário e roteiro de leitura) (1991)
* O Desafio Venturoso de António Barbosa Bacelar. Lisboa: Assírio & Alvim (Organização e prefácio) (1991)
* Triunfo do Rosário: repartido em cinco autos de Sóror Maria do Céu. Lisboa: Quimera (Tradução e apresentação) (1992)
* A Casa das Musas: uma releitura crítica da tradição. Lisboa: Editorial Estampa (1995)
* O Ladrão Cristalino: aspectos do imaginário barroco. Lisboa: Edições Cosmos (Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Autores, 1998) (1997)
* Frutas do Brasil numa nova, e ascetica monarchia, consagrada à Santíssima Senhora do Rosario de António do Rosário. Lisboa: Biblioteca Nacional (Apresentação) (2002)
* Poesia Incurável: aspectos da sensibilidade barroca. Lisboa: Editorial Estampa (2003)
* Interfaces do Olhar - Uma Antologia Crítica / Uma Antologia Poética. Lisboa: Roma Editora (2004)

(Biografia da autoria de Rui Almeida, na Wikipédia)

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