quarta-feira, 20 de maio de 2009

Na passada quinta-feira 14 de Maio, realizou-se no Salón Noble del Liceo Casino de Pontevedra, organizado pela Associação República das Letras, o lançamento do livro "O aire, a luz e o canto", Poesia reunida 1987-2006, editado pelo PEN Clube da Galiza, onde esteve presente o autor, o poeta Víctor Campio Pereira e Luís González Tosar, Presidente do P.E.N. Clube da Galiza, tendo sido moderador deste evento Fernando Luis Pérez Poza.

Víctor Campio Pereira nasceu em Garabás, Maside, Ourense, em 1928. É licenciado em Filologia Hispânica pela Universidad Complutense de Madrid. Fundou as revistas " Aula I" e "Tagore" e colaborou nos suplementos culturais da revista Escuela Española.
Iniciou-se na poesia publicando no "Mirador Galaico" e no "Poesía, Arte e Letras” de Ourense. Também publicou textos seus em "Alcazaba" de Tetuán, "Trebo" de Ourense, "Dorna" de Santiago, "Cadernos do Tâmega" de Portugal, "Zorgai" de Bilbao, entre outros.
É autor dos livros de poesia "O ar que nos leva" (1987), "Perdida luz" (2000) e "O aire, a luz e o canto. Poesía reunida 1987-2006” (2008) e participou em outros livros colectivos. Em prosa publicou a novela "Baixo o so do Magreb" (1999) e uma colecção de artigos.
Ganhou os seguintes prémios: "Biblioteca Endesa" (A Coruña, 1977), "Festas da Peregrina" (Pontevedra, 1977), "Festas da Luz" (A Rúa, Ourense, 1980), "O Nadal" (Begonte, Lugo, 1992), e "Modesto R. Figueiredo" de narrativa (Santiago, 1988).
Colaborou no jornal "La Región" e noutras publicações ibero-americanas como "Noti-Tarde" e "El Espectador" de Valencia (Venezuela), "La Ciudad de Avellaneda" de Buenos Aires, e "Galicia”.

Sem comentários: