quinta-feira, 16 de abril de 2009

O discurso poético em Aveiro

No âmbito das Comemorações Aveiro 250 Anos, é promovido, pelo Grupo Poético de Aveiro, o Encontro Internacional de Poesia “O discurso poético em Aveiro”, no próximo dia 18 de Abril, pelas 17.30 horas, no Museu da Cidade, que irá reunir, para além de poetas portugueses, o Grupo Literário e Artístico Sarmiento de Valladolid, vários poetas de Pontevedra, de Itália, de Argentina e de São Tomé e Príncipe. A organização conta ainda com a presença de Olinda Beja. A entrada é livre.

Poetas convidados:
José António Vale Alonso: Nascido em Zamora, é autor de vários livros de poemas, entre os quais Alondras en el páramo del tiempo editado pela Academia Castelhano-Leonesa de Poesia e La espiral del sueño publicado pela Editorial Azul. Foi premiado em importantes concursos poéticos de Espanha.
Donaciano Cantera del Rio: Nascido em Palência, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é autor de vários livros de poesia e prosa, entre os quais Vispera luminosa de tu cuerpo.
Araceli Saguillo: Nascida em Palência, está radicada, há muitos anos, em Valladolid. Presidente do Grupo Literário Juan de Baños y Sarmiento. Coordenadora das sessões poéticas semanais Viernes del Sarmiento, colabora em várias revistas de Espanha, Portugal e Itália. Tem doze livros publicados, alguns traduzidos em italiano e poemas traduzidos para português por António Salvado.
Giovanna Mulas: Escritora italiana de Sardenha. Tem vários títulos publicados, entre os quais: Lughe de Chelu, Penélope che parlava alle pietre e Domo del viento. Recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais e foi proposta por duas vezes como candidata de Itália ao Prémio Nobel de Literatura. Dirige a revista de literatura italiana Isola Nera.
Gabriel Impaglione: Poeta argentino, nascido em Buenos Aires, tem vários livros publicados entre os quais: Bagdad y otros poemas e Explicaciones com mar y otros elementos. Fundou e dirige a revista internacional de Poesia Isla Negra. É co-organizador do Festival de Poesia Palabra en el mundo que se realiza em diversos países.
Fernando Luís Pérez Poza: nasceu em Pontevedra. Publicou oito livros de poesia, um de contos e participou em numerosas antologias. Secretário da Fundação Cuña Casabellas, Presidente da Associação Cultural República de las Letras é o director da Editora El Taller del Poeta. Como ensaísta publicou conjuntamente com Jorge Cuña Casabellas um ensaio monográfico sobre a poesia chilena do século XX.
Brigidina Gentile: vive e trabalha em Roma. Licenciada em antropologia cultural e em literatura hispano-americana, colaborou com a Universidade de Roma e como tradutora com organizações não governamentais. Publicou diversos artigos e ensaios literários, em particular sobre a escrita feminina e a poesia latino americana. A antologia La outra Penélope é o seu primeiro livro.
Asun Estevez: Nasceu em Bueu, Pontevedra. É membro da Associação de Escritores e Artistas Espanhóis e secretária da ADICAM (Associação de Diagnosticadas de Cancro da Mama). Participou em vários recitais de poesia e publicou em 2008 o livro de poesia Pel de Muller que está a ter um enorme êxito na Galiza. É ainda responsável e animadora de um programa de rádio semanal.
Olinda Beja: Nasceu em Guadalupe, São Tomé e Príncipe. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto. A sua obra tem incidido principalmente sobre temas africanos, com títulos como Bô Tendê (poesia), Quinze dias de regresso (romance) ou No País do Tchiloli (poesia) entre muitos outros. Tem um carinho especial por Aveiro a quem dedicou o livro Quebra-mar.

Sem comentários: