quinta-feira, 9 de abril de 2009

José Luís Tavares candidato ao Prémio Portugal Telecom 2009

O livro "Lisbon Blues", do poeta cabo-verdiano José Luís Tavares, é um dos candidatos ao VII Prémio Portugal Telecom, destinado a livros em Língua Portuguesa publicados no Brasil em 2008.
Este livro de José Luís Tavares, lançado na 8ª Bienal Internacional do Ceará, integra a colecção Ponte Velha (criada pelos poetas Carlos Nejar - Brasil e António Osório - Portugal) da editora brasileira Escrituras.
Em Maio, o livro será apresentado na Cidade da Praia.
Em 2008, o Ministério da Educação brasileiro atribuiu a José Luís Tavares o prémio "Literatura para Todos" pelo inédito "Os Secretos Acrobatas".
Ainda este ano, José Luís Tavares vai publicar a terceira edição, bilingue (português e cabo-verdiano), de "Paraíso Apagado Por Um Trovão", estando a trabalhar na organização de uma antologia, também bilingue, intitulada "Partes do Arco-Íris: 10 Poetas Vivos de Cabo Verde".
A obra de José Luís Tavares é uma das mais relevantes do panorama literário cabo-verdiano, tendo granjeado inúmeros e prestigiados prémios, tais como o Prémio Cesário Verde, o prémio Mário António, da Gulbenkian, o prémio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação do Brasil e o prémio Jorge Barbosa.

Sem comentários: