domingo, 1 de março de 2009

Sugestões para os próximos dias


5 de Março (quinta-feira):

ÉVORA - Bibliocafé Intensidez
Vai ter lugar, no Intensidez Bibliocafé, no próximo dia 5 de Março, pelas 22 horas, a apresentação do livro "A Cigarra e a Formiga", de Martins Fontes e Rui Calisto.
A apresentação será feita por Rui Calisto.
Partindo da ideia original da tradicional história, ao longo de 88 páginas, ilustradas por João Cabaço, o livro “fala da importância da poesia e do sonho nas nossas vidas”.
De Martins Fontes são os poemas que compõem as falas das personagens. Rui Calisto revela que a ideia de escrever esta história surgiu a partir de dois poemas de Martins Fontes, depois escolheu mais três, do mesmo autor, e construiu uma peça de teatro usando para as falas das personagens os referidos poemas. Toda a prosa do livro é original e da autoria de Rui Calisto.
O Intensidez Bibliocafé fica na R. do Escrivão da Câmara, 10-10A, em Évora.

PORTO - Café Progresso
Poesia In Progress
Amor em tempo de crise
Leitura de poemas: Cláudia Novais, André Sebastião, Olga Oliveira, Celeste Pereira, António Pinheiro, Mário Lima.
Acompanhamento: Tango Argentino (Inês Tabaja e Fernando Leal).
5 de Março, dia 9 de Fevereiro, no Café Progresso (Rua Actor João Guedes, nº5, no Porto).
Organização: Livraria Poetria.



CASTELO BRANCO - Bar Património
A obra de António Salvado é o tema do próximo “Colóquios do pensar”, organizado pela Associação Nacional de Professores, no Bar Património, em Castelo Branco, no próximo dia 5 pelas 21 horas. A sessão será preenchida com uma apresentação do poeta pelo metereologista e escritor Manuel Costa Alves e com um recital de poemas de António Salvado pelo grupo de teatro "Mãos ao Ar".

LISBOA - Palácio da Independência
No dia 5 de Março, vai ter lugar no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de S. Domingos, Rossio), pelas 18 horas, uma Sessão Cultural no âmbito do 179.º nascimento do poeta João de Deus e da Embaixada da Casa do Algarve ao concelho de Sines, com duas palestras: “A Estrutura Urbana da Cidade de Silves” (por Rogério Mena Gomes) e “João de Deus e a sua Obra” (por António de Deus Ponces de Carvalho).
Organização: Casa do Algarve e Sociedade Histórica da Independência de Portugal.


LISBOA - Bar Frágil
Sessão de Poesia no Frágil, a partir das 23h00.
Poesia de Luiza Neto Jorge.
Actriz: Lucília Raimundo
Músico: Adriano Filipe
DJ: Vítor Silveira




.......................................................


6 de Março (sexta-feira):

FARO - Livraria Pátio de Letras
Dia 6 de Março na Livraria Pátio de Letras às 21H30: apresentação por José Carlos Barros do livro de poesia “Os Animais da Cabeça” de Rui Dias Simão.
Leitura de poemas por Vitor Correia.





LISBOA - Biblioteca Orlando Ribeiro
A Papiro Editora promove no próximo dia 6 de Março pelas 21h30m, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, uma tertúlia intitulada Palavra de Mulher, que reune cinco autoras no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.
Estarão presentes Maria Quintans, Teresa Salvado, Joana Branco, Otília Martel e Cristina Soares, autoras respectivamente de Apoplexia da Ideia, Das Minhas Águas Furtadas, Café, Canela e Coração, Menina Marota e Gineceu.

ODIVELAS – Casa do Largo
Vai realizar-se no dia 6 de Março mais uma sessão da tertúlia quinzenal "Palavreando", pelas 22 horas, na Casa do Largo, Centro de Exposições de Odivelas.
Um local onde os tertulianos poetas, escritores, amantes da poesia, anónimos ou conhecidos conversam, ouvem e lêem poesia.


........................................................

7 de Março (sábado):

TORRES VEDRAS - Livraria Livrododia
Dia 7 de Março, pelas 16 horas na Livraria Livrododia - Centro Histórico, em Torres Vedras, vai ter lugar a apresentação do livro “A Cabeça de Fernando Pessoa” de Luís Filipe Cristóvão (ed. Ardósia, Col. Pasárgada, 2009).
A apresentação estará a cargo do editor Ozias Filho.




LISBOA - Galeria Colorida
Conferência Falando de Fado, com Adalberto Alves, seguido de excerto do espectáculo "Papoila de Odiana", Dançar a Poesia de Almutâmide, com Elsa Shams, Eduardo M. Raposo, Tiago Bensetil e Nuno Faria.
Sábado, 07 de Março, 17:00, na Colorida Galeria de Arte: Rua Costa do Castelo, 63 - Lisboa, Mouraria (entrada pela Esc. Marquês de Ponte de Lima, 1A)


ÉVORA - Bibliocafé Intensidez
No Intensidez Bibliocafé, no próximo dia 7 de Março, pelas 21H30, Ensaio e Poesia Angolana: Francisco Soares apresentará dois autores angolanos, Quino e Abreu Paxe.
O Intensidez Bibliocafé fica na R. do Escrivão da Câmara, 10-10A, em Évora.

........................................................

8 de Março (domingo):

PORTO - Clube Literário do Porto
Poesia no Feminino no Clube Literário do Porto
O Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22) vai comemorar o Dia Internacional da Mulher com uma tertúlia intitulada Poesia no Feminino – a Poesia tem género?
O evento contará com a presença das autoras Ana Luísa Amaral, Minês Castanheira e Alexandra Malheiro, estando a moderação a cargo do jornalista e escritor César Príncipe.
O evento promete muita poesia, conversa e partilha de sensibilidades poéticas entre mulheres e homens.
Dia 8 de Março, pelas 17h00, no Auditório do CLP.

Sem comentários: