quarta-feira, 18 de março de 2009

Novidades Intensidez

Máquinas de Trovar - poética e tecnologia
E. M. de Melo e Castro
Editora Intensidez

E. M. de Melo e Castro reúne neste livro alguns artigos e estudos escritos nos últimos anos do século XX e também nos primeiros anos deste século XXI, organizados em duas partes. Na primeira parte textos sobre teoria e crítica de poesia, focando principalmente a evolução que conduziu desde a poesia escrita até à poesia visual e daí à actual infopoesia e à poesia digital. Na segunda, a compilação de textos sobre vários aspectos da poesia gerada por computador, culminando na discussão dos novos géneros artísticos daí resultantes.
Este livro dá continuidade à reflexão teórica e criativa que E. M. de Melo e Castro tem vindo a desenvolver há mais de 4 décadas, da qual resultaram Infopoesia, Videopoesia e o livro Poética dos meios e arte High Teck (ed. Vega, 1988), mas também os materiais informáticos, quer analógicos quer digitais, integrados na exposição O Caminho do Leve, realizada pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto, de Fevereiro a Abril de 2006.
Mais recentemente, publicou o Livro de Releituras e Poiética Contemporânea, pela editora Veredas & Cenários de Belo Horizonte, que integra um DVD interactivo com a sua produção visual desde os anos 50 até agora.

(...) Se imaginarmos Aristóteles no computador, logo veremos que ele hoje terá uma tarefa bem mais complexa do que se vislumbra nos conceitos miméticos da sua Poética, lutando contra a falta de uma terminologia adequada... principalmente quando somos chamados a trabalhar com conceitos como hiperespaço, interactividade, transformação, metamorfose, anamorfose, labirinto e rede, mas sobretudo num ambiente de complexidade. Conceitos estes que, embora alguns herdados da estética do barroco, devem ser relidos e estudados à luz das grandes possibilidades com que o código digital agora nos presenteia, tornando irrecusável a investigação das suas probabilísticas, hipérbolas e risomáticas propriedades, num desafio interminável às nossas capacidades inventivas e abdutivas.
E. M. de Melo e Castro

Sem comentários: