O poeta E. M. de Melo e Castro vai dar um curso na Associação Agostinho da Silva com o título
"Raízes da Visualidade Ocidental"
Sinopse:
Originalmente, no Egipto antigo, desenhar, escrever e pintar eram o mesmo acto e tinham o mesmo significado. Uma escrita hieroglífica de tipo ideogramático proporcionava essa identificação que, de certo modo, ainda se mantém nas escritas ideogramáticas contemporâneas, como a chinesa e a japonesa.
Mas a adopção e o desenvolvimento das escritas alfabéticas na antiguidade clássica greco-latina, veio desfazer essa identificação, criando-se a arte da escrita (Caligrafia), o Desenho e a Pintura como formas de arte diferenciadas. Durante a Idade Média essas formas de arte enraizam-se na cultura do mundo ocidental e na Renascença estruturam-se em termos que haviam de se tornar modernos e contemporâneos.
No entando, alguns resíduos do original "ideogramatismo" permaneceram no subsolo dos nossos actos da escrita e da leitura, até que, primeiro no período Barroco e depois nos movimentos de Vanguarda do século XX, se voltaram a afirmar, aproximando estruturalmente a arte da escrita alfabética das artes ditas plásticas do desenho e da pintura, desenvolvendo-se formas híbridas a que hoje se chama genericamente Poesia Visual.
O objectivo deste curso é estudar de uma forma sistematizada e sincrónica esses movimentos de intersecção contemporânea entre a arte da escrita e as artes plásticas, evidenciando que as novas tecnologias informáticas caminham para um novo sentido ideogramático da comunicação, sendo ao mesmo tempo, instrumentos de criação de novas formas de arte.
O desenvolvimento desta temática far-se-á segundo os seguintes tópicos programáticos:
- Leitura do programa e de textos introdutórios
- Leitura e comentário do texto "Poesia e visualidade"
- Poemas visuais desde a antiguidade até hoje
- As tecnofanhias alexandrinas e romanas
- Leitura do poema OVO de Simias de Rodes
- As sinalizações originais e as origens da escrita
- Classificação das escritas, segundo Geoffrey Sampson
- Origens da nossa escrita "alfabética" (sua escrita e sua leitura)
- Poesia visual medieval (Carmina Figurata)
- Poesia visual barroca sua recuperação e interpretação em
A Experiência do Prodígio de Ana Hatherly
- O entrecruzamento contemporâneo entre a escrita e a pintura:
...• o ponto de vista da pintura
...• o ponto de vista da escrita
...• Caligramas (Apollinaire, Albert-Birot e Almada)
...• Futurismo e DADA
...• Apoteose de Mário de Sá-Carneiro
...• Caligrafia e Tipografia criativas
...• Poesia Concreta: portuguesa e brasileira
...• Infopoesia concepto visual (O Olho Críptico)
Este curso terá 10 sessões, de 13 de Abril a 15 de Junho, às segundas (18h00-19h30)
Inscrições até à primeira sessão do curso: 95 euros (com direito a Certificado de Participação)
E. M. de Melo e Castro
Doutor em Letras USP, Brasil
Professor da ESAP, Porto, Portugal
Associação Agostinho da Silva
Rua do Jasmim, 11, 2º
1200-228 Lisboa
E-Mail: agostinhodaSilva@mail.pt
Tel.: 21 3422783 / 96 7044286
Site: www.agostinhodasilva.pt
Blogue: www.novaaguia.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário