quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

III edição do Prémio Jovem Literário Luiz Teixeira

Promovido pela autarquia das Caldas da Rainha, estão abertas as candidaturas ao III Prémio Jovem Literário Luiz Teixeira, este ano, a nível nacional.
Este prémio integra-se numa iniciativa de promoção criativa, denominada “Prémios Rainha”, numa alusão à fundadora das Caldas, Rainha D. Leonor, e igualmente promotora das artes.
Os vencedores de todas as categorias verão as suas obras publicadas e no circuito de venda, uma vez que pela primeira vez existe uma editora associada, a Livrododia.
Na categoria de Poesia podem concorrer, a nível nacional, pessoas até aos 30 anos de idade. As obras terão de ser apresentadas em língua portuguesa, originais e inéditas, não podendo ter sido premiadas noutros certames. O tema é livre, não se permitindo traduções nem adaptações.
O texto deverá ter em conta o termo “obra”, sendo esta composta por diversos poemas. Este deverá ser composto no mínimo por cinquenta versos e no máximo por cem versos. Este deverá ter entre trinta a cem páginas.
Os concorrentes podem, até ao dia 26 de Fevereiro de 2009, entregar as obras na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, contendo os dados essenciais para identificação do autor, incluindo um breve curriculum. Cada autor poderá apresentar só um trabalho por categoria.
O prémio é de 300 euros.
O júri nomeado pela entidade organizadora será constituído por um elemento da Câmara Municipal, por dois escritores de reconhecido mérito do Concelho das Caldas da Rainha, um elemento da Universidade Autónoma de Lisboa, um membro da livraria Livrododia, um elemento de uma livraria das Caldas da Rainha, e um elemento da Associação Portuguesa de Escritores.
A criação dos Prémios Rainha visa também criar um conjunto de actividades sob forma de “workshops” e oficinas com objectivo de fornecer ferramentas indispensáveis para o acto de criação em diversas áreas, tais como a escrita, escultura, pintura, entre outras. A próxima actividade agendada é uma oficina de escrita criativa.
Mais informações, aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

entre 50 a 100 versos...e no mínimo 30 páginas, obriga a que no máximo cada páginas tenha 3 versos. gostava de concorrer mas não compreendo a matemática da coisa. Habitualmente, escolhe-se pôr no regulamento ou o parâmetro dos versos ou dos páginas.

Assim é muito limitativo.

Se estiver errada corrijam-me por favor!

Rita