terça-feira, 21 de outubro de 2008

Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2009

Maria do Sameiro Barroso venceu a edição portuguesa do “Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2009" com "Uma Ânfora no Horizonte" entre os 86 originais concorrentes.
Este prémio, no valor de 2500 euros, instituído pela Câmara Municipal de Vila Real de St.º António, numa parceria com o Ayuntamiento de Punta Umbria e a colaboração de Sulscrito – Círculo Literário do Algarve, prevê ainda a publicação, em edição bilingue, da obra vencedora.
O júri do concurso recomendou ainda a publicação do original "Labirintos Cruciais"de Paulo Renato Cardoso.

Maria do Sameiro Barroso nasceu em Braga, em 1951. É licenciada em Filologia Germânica e em Medicina e Cirurgia, pela Universidade de Lisboa. Exerce a sua actividade profissional como médica, Especialista em Medicina Geral e Familiar. Fez a sua estreia literária em 1986, tendo sido incluída no Anuário de Poesia da Assírio & Alvim. Tem os seguintes livros de poesia publicados: O Rubro das Papoilas, Rósea Litania; Mnemósine; Meandros Translúcidos; Amantes da Neblina e Vindimas da Noite. Tem colaboração em antologias e em revistas literárias. A partir de 2001, a sua actividade alargou-se à tradução e ao ensaio, e, desde 2002, à investigação na área da História da Medicina.
Maria do Sameiro Barroso é ainda responsável pela organização das antologias Um Poema para Ramos Rosa e Um Poema para Agripina, recentemente publicados pela editora Labirinto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezada Inês Ramos.
em primeiro lugar desejo felicitá-la pela qualidade do seu blog.
Agradeço-lhe a divulgação do Prémio e a divulgação que tem feito dos meus livros.
Não lhe agradeci antes,pois só agora
estou a aprender a colocar comentários nos blogs.
Um abraço amigo
Maria do Sameiro Barroso