sábado, 11 de outubro de 2008

Poesia visual de Almada Negreiros exposta pela primeira vez

Abriu no Museu das Comunicações uma exposição organizada pela Fundação Portuguesa das Comunicações, no âmbito do Dia Mundial dos Correios, com obras de vários artistas portugueses e estrangeiros (entre os quais Ana Hatherly e Ernesto de Melo e Castro, expoentes da poesia visual portuguesa), que inclui três poemas desenhados por Almada Negreiros em 1920 e que são mostrados publicamente pela primeira vez.
A exposição "Arte é comunicação" percorre todo o século XX, do Futurismo e do Dada aos caligramas de Apollinaire, ao movimento internacional da Poesia Visual, que em Portugal floresceu na década de 1960.
Os três poemas desenhados de Almada Negreiros são uma série de caligramas desenhados nas folhas de um caderno de apontamentos.
A exposição está patente até 15 de Janeiro de 2009.
A Fundação Portuguesa das Comunicações editou também o livro "Caligrafias - A Nascente dos Nomes", de Maria João Fernandes, uma primeira recolha temática dos textos da autora, abordando a relação fundadora da arte do século XX, entre escrita e pintura, num período de cerca de 30 anos, que irá dar continuidade ao caderno temático "Caligrafias", editado em 2006 pela Revista Mealibra de Viana do Castelo.
Mais informações aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

A não perder.