sábado, 11 de outubro de 2008

Casimiro de Brito vence Poeteka 2008 (Albânia)

O poeta Casimiro de Brito, que representou Portugal no Poeteka - Festival Internacional de Poesia da Albânia, que decorreu de 22 a 28 de Setembro, onde também lançou um livro, ganhou o Prémio do Festival, um anel de platina e prata do séc. XIX, que lhe foi atribuído como melhor autor estrangeiro, uma das três categorias do Festival a par das de melhor autor albanês e melhor tradução.
O Poeteka 2008 foi a quarta edição deste Festival e os poetas convidados andaram por várias cidades (Durrës, Tirana, Shkoder, Elbasan e Berat).
O festival homenageou, este ano, Octavio Paz (no ano passado homenageou Paul Celan) e o lema deste ano foi "Libertad bajo palabra - Liberdade Sob Palavra”.
Houve leituras de poesia, mesas redondas, debates, curtas-metragens, música, exposições, entre outras actividades. Uma actividade interessante (e original) desta edição do Poeteka foi o Poemsms: envio de poemas por sms durante toda a edição do festival. A organização do festival estabeleceu um protocolo com uma empresa de comunicações o que possibilitou estabelecer comunicação entre os presentes e os não presentes no festival, num exemplo de como a poesia e a tecnologia podem co-existir.

Sem comentários: