O escritor e poeta Adalberto Alves foi distinguido com o prémio Sharjah 2008 para a cultura árabe, atribuído pela UNESCO, juntamente com o professor egípcio Gaber Asfour.O prémio Sharjah 2008, no valor de cerca de 22 mil euros para cada vencedor, foi criado em 1998 com fundos oferecidos pelo Emirado de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos e será entregue a Adalberto Alves e a Gaber Asfour, na sede da UNESCO, numa cerimónia que se relizará a 17 de Novembro.
Com este prémio, Adalberto Alves vê assim reconhecida a sua contribuição para a difusão, promoção, preservação e revitalização da cultura árabe no mundo.
Adalberto Alves é advogado, escritor, poeta, tradutor, ensaísta e grande estudioso da cultura árabe.
É presidente do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves e membro do PEN Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores.
O seu interesse pela cultura muçulmana levou-o a estudar Língua Árabe na Universidade Nova de Lisboa, curiosidade que se alargou à História e Cultura Árabico-Islâmicas. Neste âmbito está ligado a várias instituições, das quais se podem destacar a Fundação da Memória Árabe, o Centro Português de Estudos Islâmicos ou a Academia de Altos Estudos Ibero-Árabes.
Entre os seus variadíssimos livros de poesia, contos e ensaios, destaque para “O Meu Coração é Árabe”, “Arabesco - da Música Árabe e da Música Portuguesa”, "Al-Mu'tamid Poeta do Destino”, “Ibn'Ammâr Al-Andalusî — O drama de um poeta” e "No Vértice da Noite".
Ver notícia completa, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário