terça-feira, 12 de agosto de 2008

António Aragão (1925-2008)

Morreu ontem, 11 de Agosto, o poeta e pintor madeirense António Aragão.
António Aragão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade Clássica de Lisboa e em Arquivismo e Biblioteconomia pela Universidade de Coimbra.
Estagiou em França e na Itália, em etnografia, museologia e restauro de obras de arte e, como pintor, expôs em Barcelona e Londres, e participou em experiências vanguardistas em Inglaterra, Brasil e Itália. Deixou também legado na escultura.
É considerado um grande poeta da década de 60 e publicou os livro de poesia “Poema Primeiro” (1962), “Folhemas 1, 2, 3 e 4” (1966-67), “Mais ExactaMente P(r)o(bl)emas” (1968), “Os Bancos” (1975) e “Metanemas” (1981). Integrou a "Antologia da Poesia Concreta em Portugal" (1973), Assírio & Alvim.
António Aragão escreveu ainda ficção "Um Buraco na Boca" e teatro "Desastre Nu".

2 comentários:

Sérgio Figueiredo disse...

Inês,

Digamos que convidado pela Amiga MM "Menina Marota", tenho muito prazer em conhecer este teu espaço. É convidativo, aliciante, sério e de extrema importância, para quem aprecia a Arte, nas suas várias vertentes como, a escrita, escultura, pintura, fotografia, o representar, etc. É um blog que requer seriedade na sua leitura e, por isso, serei fã, visitando mais vezes para poder ler, não um, mas mais posts apresentados.
António Aragão, um mestre da cultura. Serão poucas as suas palavras no futuro mas, muitas deixa para preencherem, durante muito tempo, o interesse de quem o admira.

Quanto à quadra Popular que a Amiga MM me convida para participar, irei por a inspiração de serviço e lá deixarei.

Obrigado pelo teu belo espaço.
sérgio

Art&Tal disse...

foi pena

cesar