domingo, 17 de agosto de 2008

20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo comemora os 200 anos do Livro no Brasil

A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo abriu as portas no passado dia 14 e prolongar-se-á até 24 de Agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
A exposição, este ano, comemora os 200 anos da indústria do livro no país, introduzida com a chegada de D. João VI e da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. Os caixotes abarrotados de livros que desembarcaram junto com a corte no Rio de Janeiro, naquele ano, marcam também o nascimento da Biblioteca Imperial (hoje Biblioteca Nacional).
Pelo seu envolvimento essencial na história do Livro no Brasil, Portugal será um dos países homenageados nesta edição, juntamente com o Japão, em comemoração do centenário da imigração nipónica no Brasil, e a Espanha, pela realização da VII edição do Congresso Ibero-Americano de Editores.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, considerada um grande evento cultural da América Latina e o segundo maior do mercado editorial no mundo, terá este ano mais de 4 mil lançamentos e 2 milhões de livros à venda, reunindo 350 expositores nos 60 mil m² do pavilhão, representando mais de 900 selos editoriais.
O programa completo pode ser consultado aqui.

Sem comentários: