domingo, 27 de julho de 2008

Outras sugestões para os próximos dias


31 de Julho (quinta-feira):

COIMBRA - Fnac Fórum Coimbra
Apresentação de três livros de Poesia de Amadeu Baptista no dia 31 de Julho, na Fnac do Fórum Coimbra, pelas 21h30.
O Bosque Cintilante (Prémio de Poesia Sebastião da Gama), Sobre as Imagens (Prémio de Poesia Palavra Ibérica) e Poemas de Caravaggio (Prémio de Poesia Natércia Freire).
Cada um destes livros reflecte, à sua maneira, a densidade própria do universo poético do autor. A sua poesia, dispersa por mais de vinte títulos, tem sido reconhecida com inúmeros prémios literários.
Jorge Velhote, Isabel Cristina Pires e Isabel Cristina Rodrigues são os convidados para esta sessão.


LISBOA – Café Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2008
Todas as quintas, das 16h às 18h
Informações Úteis: 213 973 717
No Café Martinho da Arcada (Pç. do Comércio, 3)

................................................................................................................................

2 de Agosto (sábado):

SANTA CRUZ - Feira do Livro
No sábado, dia 2 de Agosto, realizar-se-á o lançamento do livro "Santa Cruz". Este álbum apresenta um trabalho fotográfico de Ozias Filho com poemas de Luís Filipe Cristóvão. O lançamento será às 22 horas, com a presença dos autores, na Feira do Livro de Santa Cruz, uma organização da Livrododia.
Refúgio, desde sempre, de eremitas, místicos e poetas, Santa Cruz guarda a magia desses tempos imemoriais, cruzando-a, hoje, com os sinais da modernidade. Quer pelos elementos naturais que ali podemos encontrar, quer pela construção exponencial do final do século XX, trabalhada nos últimos anos com arranjos de espaços públicos, Santa Cruz está cheia de pontos de interesse para quem chega em visita, para quem se propõe a ficar para viver. São esses olhares que se cruzam neste livro. O olhar fotográfico de Ozias Filho (Rio de Janeiro, 1962), trabalhado ao longo de diversas visitas sem guia, pelas ruas e pelas arribas de Santa Cruz, em busca do enquadramento, do pormenor, muitas vezes, da onda ou do vento necessários à imagem. O olhar poético de Luís Filipe Cristóvão (Torres Vedras, 1979), na permanência um ouvinte dos segredos sussurrados pelos ares desta terra. Uma obra que marca a memória do lugar, em imagens e palavras que potenciam, sem dúvida, muitas outras. Um livro em aberto, ao usufruto do lugar, à lembrança no futuro. Ozias Filhoé licenciado em Jornalismo e Fotografia, pós-graduado em Edição e Director da Ed. Vozes em Portugal. Luís Filipe Cristóvão é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduado em Teoria da Literatura e Gestor Editorial e Livreiro na Livrododia.

................................................................................................................................

3 de Agosto (domingo):

CACELA VELHA - Ria
“Palavras sobre a Ria”: domingos ao final da tarde, pelas 19.00H, em Cacela Velha (entre a fortaleza e a Igreja).
Em Cacela Velha, sobre a ria, no Verão, ao final do dia, o convite é para partilharmos pequenas narrativas, conversar, dizer ou ouvir poesia com a paisagem como ponto de partida ou pano de fundo.
Dia 3 de Agosto: “Poesia e estórias do sul “por Teresa Rita Lopes.
Teresa Rita Lopes, a poesia e as estórias do sul - atravessadas pelo odor forte dos frutos amadurecidos, pela gente que olha o mar e a serra quase a um tempo, pela cal dos muros e dos tanques, pelo silêncio das esteiras estendidas nas açoteias.
Palavras sobre a Ria, ao fim da tarde, para inventar um outro lugar de memória e recriar os milagres.
Organização: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha

Sem comentários: