quinta-feira, 5 de junho de 2008

SPA comemora os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) comemora este mês os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa com uma peça de teatro, debates, o lançamento de um livro, uma exposição (que contou com a colaboração da Casa Fernando Pessoa) e a pré-apresentação de um filme. O programa das comemorações, que decorrerão durante todo o mês de Junho no auditório Maestro Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa, arranca hoje, 5 de Junho, com uma mesa-redonda intitulada "Pessoa e Suas Ficções" - que incluirá a projecção de um filme de animação sobre Pessoa - em que participam José Xavier, Teresa Rita Lopes e Manuela Parreira da Silva.
No dia 12 de Junho terá lugar o lançamento do livro "Véspera de Viagem", de Teresa Rita Lopes. José Blanco e a autora promoverão um diálogo sobre alguns temas abordados na peça, nomeadamente "Pessoa amoroso e contestatário".
A 19 de Junho, será representada a peça "Do Desassossego", da autoria de Carlos Paulo, baseada no “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa (Bernardo Soares). A interpretação estará a cargo do autor, acompanhado pelo músico Hugo Franco, segundo uma encenação de João Mota.
Uma exposição intitulada "Fernando Pessoa - Vida e Obra", uma parceria da SPA com a Casa Fernando Pessoa e a Câmara Municipal de Cascais, será inaugurada na SPA a 26 de Junho.
No mesmo dia, decorrerá a pré-apresentação do filme de José Fonseca e Costa “Mistérios de Lisboa, what the tourist should see”, sobre o Guia de Lisboa de Fernando Pessoa.
A encerrar o programa, haverá, ainda no mesmo dia, um recital de textos pessoanos sobre Lisboa, por Manuel Freire, presidente da SPA.
Todas as sessões do programa dedicado a Fernando Pessoa têm início às 18:30 e entrada livre.

Sem comentários: