quinta-feira, 19 de junho de 2008

Novidades do Brasil

O livro "Quaradouro" do poeta brasileiro Iacyr Anderson Freitas está na lista dos treze livros de poesia brasileira mais votados do “Prémio Portugal Telecom de Literatura Brasileira” 2008.
O “Prémio Portugal Telecom de Literatura Brasileira” foi criado pela Portugal Telecom Brasil em 2003 para prestigiar e divulgar a produção literária brasileira, tendo-se tornado em poucos anos um dos mais prestigiados do Brasil.
Em 2007, conservando a sua estrutura básica, o Prémio estendeu-se a todos os livros escritos em língua portuguesa editados no Brasil, garantindo maior intercâmbio literário entre os países lusófonos.

“Quaradouro” (editado pela Nankin Editorial/Funalfa Edições) é o segundo volume da colecção que reúne a obra poética de Iacyr Anderson Freitas em 3 volumes (o primeiro intitula-se “A soleira e o século” e o terceiro volume “Primeiras Letras”). Aqui estão agrupados, em edição revista, quatro títulos fundamentais à compreensão da sua trajetória lírica, todos publicados no decorrer da primeira metade dos anos 90: Sísifo no espelho, Primeiro livro de chuvas, Messe e Lázaro.
Iacyr Anderson Freitas, mestre em Teoria da Literatura, nasceu em Minas Gerais em 1963. Estreou-se em 1982 e já publicou quinze livros de poesia, e outros tantos de ensaio e ficção, tendo recebido vários prémios no Brasil (e fora dele).
A sua obra está traduzida em diversas línguas, tendo já alcançado notável divulgação em países como Colômbia, Espanha, Malta, Argentina, Estados Unidos, França, Chile, Itália e Portugal.
Em Portugal foi editado pela Editora Ardósia.

Sem comentários: