sexta-feira, 13 de junho de 2008

Laureano Silveira (1957-2008)

Faleceu no passado dia 5 de Junho o poeta Laureano Silveira.
Licenciado em História da Arte e doutorado em Literatura Ibero-Americana pela Vanderbilt University, Nashville (Tennessee, EUA).
Foi autor dos seguintes livros publicados em Portugal:
Poesia:
Os Caprichos (Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores e Menção Honorosa no 5º Prémio de Poesia da Cidade de Orense, em 1984), Limiar, Porto, 1987; A Metafísica do Insecto , Kíron, Porto, 1988; Os Secretos Felinos, Prefácio de António Ramos Rosa, Limiar, Porto 1991; O Lado Negro do Lado Branco, Prefácio de Fernando Guimarães, Limiar, Porto, 1993; Os Retratos, Edições Pedra Formosa, Guimarães, 1998.
Ensaio:
Transparências e Homologias : Poesia e Poetas Portugueses de Hoje, Limiar, Porto, 1993.
Tradução:
Os Jardins da Dor e Outros Poemas de Thomas McCarthy, Quetzal, Lisboa, 1993 (conclusão e revisão de tradução colectiva); Os Pássaros Brancos e Outros Poemas de W. B. Yeats, com Maria de Lourdes Guimarães, Relógio d'Água, Lisboa, 1993; Primeiras Sequências de Henry Deluy, Quetzal, Lisboa, 2001 (conclusão e revisão de tradução colectiva).

Encontra-se representado em publicações individuais e/ou colectivas em Espanha, Itália, Roménia e Áustria.
Co-fundou na cidade do Porto, em 1992, a Revista de Poesia LIMIAR (11 números publicados).
Participou em conferências, seminários e encontros literários a convite de entidades individuais e instituições como a Associação Portuguesa de Escritores, o Centre d'Études Poétiques (Bélgica), a Fundação de Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Casa de Mateus e a Fundação Poesis da Roménia.

Sem comentários: