quarta-feira, 9 de abril de 2008

Leonilda Cavaco Alfarrobinha

Não percam, hoje 9 de Abril, na SIC Mulher, pelas 18H50, o programa “O Mundo das Mulheres” (cujo tema de hoje será A Rota do Oriente), onde estará presente a poetisa Leonilda Cavaco Alfarrobinha que falará do Japão (a sua especialidade) e do seu livro de Haiku “O Respirar das Flores” (edição Pássaro de Fogo).

Em “O Respirar das Flores” vemos desfilar múltiplos aspectos das culturas portuguesa e japonesa, ao longo das quatro estações do ano. É, portanto, um livro luso-japonês (palavras da autora), de poesia haiku (poesia tradicional japonesa). Este livro de Leonilda Alfarrobinha conta também com pinturas de Takae Nitahara (artista japonesa que reside no nosso país), juntando numa só obra a arte poética e a arte pictórica.
Este conjunto de 61 haiku recebeu uma menção honrosa no Concurso Nacional de Poesia – Prémio Cesário Verde, atribuído pela Câmara Municipal de Oeiras, em 2005.
O haiku define-se como uma forma poética que, quanto à forma, tem três versos curtos e, quanto ao conteúdo, expressa uma percepção da natureza. Constitui uma forma de poesia breve, depurada, simples e fluente.

Aqui ficam dois haiku deste livro:

no frio do inverno
as camélias florescem
coração à espera

lua cor de mel -
a noite entra no meu quarto
sem pedir licença

Quem não tiver um televisor por perto, pode assistir pela internet, aqui:
http://www.sintonizate.net/tvonline/canal/SicMulher.html

1 comentário:

Anónimo disse...

sonhos
a nossa vida
alfarrobinha florida.

chat noir avec...