sábado, 8 de março de 2008

“A poesia está na rua”

Arrancou no passado dia 27 de Fevereiro mais uma edição do “A poesia está na rua”, um evento organizado pela autarquia tirsense e que se prolonga até ao próximo dia 21 de Março, com as conhecidas “24 horas de Poesia” como “prato forte”.
“Ofícios de Poeta” foi o tema escolhido para a edição deste ano, que teve um arranque inédito, numa invasão pacífica e bem recebida na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Santo Tirso.
Esta iniciativa pretende promover o género literário no concelho possibilitando, simultaneamente, a participação de todos os munícipes.
À semelhança das edições anteriores, um poeta português vai ser homenageado. Este ano será António Osório e a cerimónia da sua homenagem vai ter lugar no sábado, dia 15 de Março, no Salão Nobre.
Natural de Setúbal, António Osório estreou-se como poeta na década de 70, apesar de já em 1954 colaborar com a revista Anteu. Foi bastonário da Ordem dos Advogados entre 1984 e 1986, administrador da Comissão Portuguesa da Fundação Europeia da Cultura e presidente da Associação Portuguesa para o Direito do Ambiente. O seu primeiro livro intitulou-se A Raiz Afectuosa e foi publicado em 1972.
No domingo, dia 16 de Março, decorrerá a apresentação do livro “Dádiva”, uma obra que compila todos os textos e poemas escritos, aquando da 4ª edição da “Poesia está na Rua” pelos vários poetas enclausurados em conventos e mosteiros. “Dádiva” é a compilação dos trabalhos escritos por esses poetas na clausura.

Sem comentários: