quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"A Génese do Amor" de Ana Luísa Amaral editado no Brasil


"A Génese do Amor" de Ana Luísa Amaral, obra distinguida com o Prémio Literário Casino da Póvoa (2007), atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d’Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, foi editada no Brasil pela editora Gryphus.
Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956. Ensina Literatura Inglesa no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras do Porto. É doutorada em Literatura Norte-Americana com uma tese sobre Emily Dickinson.
Autora de oito livros de poesia e dois livros infantis, está representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras e foi traduzida para várias línguas, como castelhano, inglês, francês, alemão, holandês, russo, búlgaro e croata.
Também em 2007, o Comité do Prémio Giuseppe Acerbi, atribuiu a Ana Luísa Amaral o Prémio de Poesia, permitindo, assim, a tradução de parte da sua obra para italiano.

2 comentários:

Joaquim Alves disse...

É de aplaudir! Não só porque a poesia é difícil de editar em Portugal, como de mui, mui difícil penetração no Brasil. E o mesmo se passa com os nossos prosadores.
Para a Ana Amaral, parabéns.
Pra a Inês, o louvor de divulgar estas "pequenas insignificâncias"!

Anónimo disse...

Se houvesse poder de compra e uma boa distribuição, o leitor brasileiro aderia.
Hoje perguntei por um romance de Patrícia Melo numa livraria (tinha cá em casa o "Mundo Perdido", que li de um fôlego!) e a menina foi directa para o sítio dos autores portugueses.
Depois a colega disse:
--- Brasileira? Pois. Não faz mal. É na secção "Lusófonos"...
Era só do outro lado da livraria.
Por isso, Patrícia Melo, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues...está tudo bem.